Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A pandemia de Covid-19 acentuou a falta de oportunidade no mercado de trabalho para os jovens recém-formados na universidade que buscam um primeiro emprego na área que estudaram.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos jovens com idades entre 18 e 24 anos, especialmente recém-formados, estão desempregados. Um exemplo é o engenheiro civil Gabriel Homam Lemos, que se formou em março do ano passado, e ainda não encontrou um emprego na área.

“Eu fiz estágio em um escritório que fazia projeto estrutural, então eu tive uma boa base, aprendi bastante. Só que a maior dificuldade é que, bem na época que eu terminei a faculdade, já estávamos na pandemia. Todos os lugares que eu procuro não estão admitindo, pelo contrário, muitos estão demitindo os funcionários”, lamenta.

Um estudo realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), mostra que o registro de pessoas que conseguiram entrar nas suas respectivas áreas de formação em menos de três meses teve queda de 44,96% no ano passado em comparação com 2019.

Cerca de 52,12% dos recém-formados estão desempregados, dos 43,05% já inseridos no mercado de trabalho, somente 19,93% atuam na área de formação.

A redatora de conteúdo Beatriz Mendes se formou em jornalismo no final do ano passado e em março deste ano conseguiu um emprego. “Quando eu consegui a vaga, foi uma grande oportunidade, inclusive porque quem me contratou, me contratou sem experiência, então foi um gesto bacana”, diz.

O diretor de Desenvolvimento Humano de Suzano, Marcos Manrique, afirma que muitos moradores do município se formam, procuram o balcão de empregos e têm dificuldade para encontrar uma oportunidade, ainda mais durante a pandemia.

“Assim como a entrevistada Beatriz disse, hoje as pessoas acabam não conseguindo emprego, fazem os cursos on-line, os currículos vêm com vários cursos e isso facilita. O que nós orientamos sempre as pessoas é que elas tentem buscar os programas de formação de trainees, que as médias e grandes empresas oferecem. Isso ajuda muito! Outro ponto que nós aconselhamos é não se formar e tentar entrar direto na empresa no cargo que ele deseja, mas sim, em uma função que seja relacionada a área e que ela possa ir subindo de cargo e aprendendo”, aconselha.

Compartilhe

Enquete