Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

No ano passado, 191.500 vagas foram abertas contra 303 mil oportunidades em 2019.Por conta da crise, especialista
aconselha jovem a aproveitar inscrições. Universitários sentem os impactos da crise econômica da Covid-19

Um ano depois da Covid-19 chegar ao Brasil, os universitários ainda sentem os impactos da crise econômica na hora de buscar estágio e ingressar no mercado de trabalho.

Levantamento realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) aponta que foram abertas 17.900 vagas de estágio de janeiro a fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, quando não havia pandemia no país, foram 19.900 — o que representa uma queda de 37,1%.

O percentual é semelhante ao enxugamento de vagas em 2020. No ano passado, 191.500 vagas foram abertas para jovens estudantes — 36,7% a menos que em 2019, quando 303 mil oportunidades foram ofertadas aos universitários.

"A gente estava conseguindo ver uma melhora no mercado de estágios de dezembro a janeiro, mas com o recente pico da Covid-19, as empresas começaram a retrair novamente. Tudo tem sintonia com a economia", disse Mônica Vargas, gerente de operações do CIEE.

No Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), foi registrada queda de 8,5% no saldo de vagas ofertadas em janeiro, 8% em fevereiro e 7% em março, em relação aos mesmos meses de 2020. Segundo Yolanda Brandão, coordenadora de treinamento da empresa, o setor de estágios não deve se recuperar totalmente este ano, mas as empresas devem voltar a abrir vagas conforme a vacinação avançar pelo país.

"Os jovens são a parcela dos jovens mais vulneráveis. Em abril do ano passado, com o impacto da pandemia no mercado, tivemos um redução de vagas de quase 90%", relembrou Yolanda.

Impacto da pandemia nos estágios

Por conta desta instabilidade, Mônica, do CIEE, afirma que os jovens devem aproveitar para se inscrever nos processos seletivos que já estão com inscrições abertas e têm previsão para início no segundo semestre.

Compartilhe

Enquete