Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Sabemos que estudar em momento de crise não costuma ser uma tarefa fácil e, inclusive, gera insegurança em diversas pessoas, já que se trata de uma ocasião que, em geral, as deixa mais fragilizadas.

Contudo, ao contrário do que muitos indivíduos imaginam, considerar os estudos em momento de crise é a melhor estratégia para se destacar no mercado de trabalho, afinal, assim como o mercado precisa se reinventar em tais situações, nós também temos essa necessidade.

Para ajudar a entender melhor o tema, preparamos este post com 6 razões sobre a importância do investimento nos estudos em momentos de crise. Continue a leitura e confira todos os detalhes sobre isso!

1. Ser destaque no mercado
De acordo com um estudo realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 46,06% dos jovens brasileiros dizem encontrar dificuldades para ingressar ou progredir no mercado de trabalho, devido às poucas ofertas e à quantidade de candidatos qualificados.

A realidade é que para se destacar, é preciso melhorar sua capacitação — o que pode ser feito por meio dos estudos em momentos de crise. Desse modo, investir nos seus estudos não é somente um diferencial, mas sim um fato fundamental para que seja possível se destacar entre os demais candidatos.

2. Acessar mais oportunidades a longo prazo
Ao se dedicar aos estudos, torna-se possível conquistar mais e melhores oportunidades, especialmente a longo prazo, após concluir a sua preparação. Não importa se a sua vontade é mudar de foco profissional ou crescer na mesma carreira, estudar sempre é relevante para crescer.

Inclusive nos casos em que o indivíduo já se cansou de realizar o mesmo trabalho ou que considera que o mercado em sua área não está bom, especializar-se em um ramo de interesse permite encontrar mais possibilidades.

O estudo é uma forma de aprender a desempenhar novas funções, desenvolver habilidades diferentes, entender sobre assuntos que não faziam parte do seu dia a dia e até mesmo conhecer outros tipos de negócios.

Desse modo, para que seja possível se reinventar no mercado, dar um rumo à sua carreira e conquistar oportunidades melhores, é preciso se dedicar aos estudos até mesmo nos momentos de crise.

3. Contar com a estabilidade emocional
Você já ouviu falar em mundo VUCA? Essa palavra trata-se de um acrônimo dos termos “volatility”, “uncertainty”, “complexity” e “ambiguity”, que em português quer dizer: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Hoje em dia, a sigla é aplicada à realidade do ambiente corporativo e usada em contextos empresariais para se referir a situações imprevisíveis, às quais as empresas e os profissionais estão sujeitos, como um período de crise.

Nesse sentido, contar com estabilidade emocional é importante para se destacar em um mundo VUCA — o que pode ser desenvolvido ao estudar em um momento de crise, afinal, dessa maneira é possível criar responsabilidade e resiliência.

Uma pessoa que sabe que não é um período de crise que vai ser capaz de tirar o seu foco nos estudos, sem dúvidas, conta com estabilidade emocional e, por consequência, também se torna um indivíduo mais preparado para o mercado de trabalho, obtendo mais e melhores oportunidades.

4. Garantir um aumento salarial
Sabemos que para o advogado recém-formado não costuma ser fácil garantir um aumento salarial. Para que seja possível prosperar financeiramente, o ideal é que o profissional se esforce nos estudos para atingir cargos melhores e, com isso, salários mais altos. Para tanto, é necessário, por exemplo, fazer uma pós-graduação ou se dedicar a concursos públicos.

Nos casos em que a opção é seguir uma carreira diferente, é preciso ter em mente que os salários costumam variar de acordo com a profissão. O mais importante é se preparar para as chances que podem surgir e estar um passo à frente na fila pela procura de emprego, afinal, o conhecimento nunca é demais!

5. Investir em crescimento pessoal e amadurecimento
Estudar vai muito além de apenas aprender ensinamentos operacionais e técnicos. A realidade é que quando estudamos passamos a reconhecer nossas forças e fraquezas, compreendemos melhor os nossos gostos, aprendemos a trabalhar em equipe, lapidamos valores e princípios e desenvolvemos senso de responsabilidade.

Essas soft skills, além de serem reconhecidas pelo mercado, também fazem com que você se torne um ser humano melhor e ainda agregam nas relações interpessoais. Dessa forma, sair da zona de conforto e se arriscar nos estudos é uma excelente maneira de crescer e amadurecer pessoal e profissionalmente, além de ser uma chance de ampliar a sua visão de mundo.

6. Construir um bom network
Uma das vantagens de estudar, além de se aprimorar em uma área, é a possibilidade de conhecer novas pessoas, entrar em uma outra turma e, por consequência, formar uma rede de contatos com profissionais da sua área — o famoso network.

Assim, o network pode ser considerado como um bônus de estudar em um momento de crise, já que você passa a conviver e interagir com pessoas desconhecidas e resilientes como você, fazendo com que uma valiosa troca de experiências seja criada.

Inclusive, grandes ideias de negócios podem surgir entre colegas, como parcerias e sociedades, uma vez que os profissionais de uma turma de pós-graduação, por exemplo, costumam atuar na mesma área.

Além disso, é preciso considerar que ter um bom network é capaz de melhorar as suas perspectivas profissionais e a sua colocação no mercado de trabalho, pois sempre que aparecer uma boa oportunidade de parceria ou vaga de emprego, você tem mais chances de ser lembrado — o que pode ajudá-lo muito nos momentos de crise.

Agora que você já conhece essas 6 razões para estudar em momento de crise, lembre-se de que para que seja possível usufruir dos benefícios apresentados, é fundamental acessar caminhos de confiança e contar com parceiros que possam fazer a diferença, como a Ebradi, para que o conhecimento seja, de fato, adquirido.

Se você deseja viver uma experiência de aprendizagem totalmente digital e estudar em uma instituição que conta com prestígio no mercado e profissionais qualificados, entre em contato conosco da Ebradi para descobrir novas possibilidades!

Compartilhe

Enquete