Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A alta competitividade no mercado faz com que candidatos realizem diversas inscrições para diferentes vagas nos processos seletivos e, muitas vezes, não analisam detalhadamente se a proposta condiz com os seus anseios profissionais. Assim, grande parte dos, até então interessados, acaba abandonando a disputa pela vaga. O Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, realizou uma pesquisa com 23.822 jovens de 15 a 28 anos, para saber o que faz um candidato desistir de uma vaga.

Dos participantes do levantamento, pouco mais de 50% ou 11.914, escolheram: “histórico de discriminação e preconceito”. Para Lucas Fernandes, analista de treinamento do Nube, é válido ressaltar como a variedade é marcante no povo brasileiro. Além do mais, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, temos 56% da população autodeclarada negra, mais da metade mulheres e quase 10% homossexual. “Os jovens consideram o quanto a organização se importa com a promoção dessa diversidade. Qualquer sinal de segregação é um desrespeito pessoal com o candidato. Somos todos diferentes e merecemos oportunidades iguais!”, pontua.

Outra influência para a abdicação da vaga acontece quando “a empresa está envolvida em casos de corrupção”, para 20,18% ou 4.808 votantes. Após tantos escândalos no país, a tolerância para esses acontecimentos é quase nula por parte das pessoas, inclusive da juventude, como indica o estudo. Outros 9,89% , pouco mais de 2.300 pessoas afirmaram que deistem da vaga quando a empresa não tem plano de carreira. Fernandes alerta para a vontade de crescimento da nova geração ingressante no mercado. “Contrariando a visão de muitos, os mais novos preferem ficar no mesmo empreendimento, caso possam aprender algo e se desenvolverem como pessoas”, diz o analista.

O especialisa explica os motivos que podem fazer um candidato abdicar de uma vaga.

Contudo, há também quem considerou as alternativas “ter tido problemas ambientais” ou a opção “nenhum deles, eu apenas quero uma vaga". Para o especialista, essa última, por sua vez, detona um ponto de vista de 4.010 respondentes, na qual a necessidade de uma posição se sobrepõe à preocupação pelas causas sociais, ambientais e, até mesmo, éticas. Em vista disso, é fundamental a atuação das duas partes. Cabe tanto à companhia deixar claro suas convicções e cultura, quanto ao candidato pesquisar sobre o negócio e procurar lugares nos quais se sinta bem sendo quem é, na qual seus preceitos serão respeitados.

Compartilhe

Enquete