Segundo o levantamento do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), 24,5 mil oportunidades serão abertas entre agosto e setembro, período conhecido como segunda temporada de estágios. O número é 2% maior do que o registrado no momento pré-crise econômica de 2014, quando a quantidade foi de 24 mil.

Esse avanço beneficia tanto quem está no nível médio ou técnico quanto quem está na faculdade. Os universitários terão 20,2 mil vagas, número 9,2% superior em relação a 2018. Já para os outros estudantes serão 4,3 mil, com um aumento de 7,5%.

Tradicionalmente, julho é um mês propício para procurar oportunidades por conta das férias escolares.

“Principalmente quem busca a primeira experiência profissional deve entender os benefícios de procurar um estágio para a construção da carreira. Esse é o melhor jeito de conciliar o conteúdo aplicado em sala de aula com a prática do universo empresarial”, aponta Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube.

Apesar das melhoras dos dados, Mencaci aponta a falta de investimentos das empresas nesse tipo de contratação: “São mais de 17,6 milhões de indivíduos aptos a estagiarem, segundo o Inep/MEC. Porém, apenas 1 milhão deles atuam no ambiente corporativo por meio dessa atividade, conforme a Associação Brasileira de Estágios (Abres)”, explica o presidente.

Concorrência

Em meio à concorrência cada vez mais acirrada para conseguir oportunidades de estágio, o presidente do Nube destaca que o candidato precisa aprender a desenvolver suas habilidades.

“Essa é a principal porta de entrada de jovens no mundo dos negócios. O candidato irá se destacar não por suas experiências anteriores, mas sim por seus comportamentos. Desse modo, ser proativo, se atentar à comunicação e ao bom uso da língua portuguesa é essencial para se sobressair em meio à concorrência”, expõe Mencaci.
Oportunidade

Mencaci também pondera que esse é o momento ideal para se estabelecer na carreira profissional.

“Muitas trajetórias de sucesso iniciam a partir do estágio. Então, aproveitar essa etapa para fortalecer seu networking e absorver o conhecimento de supervisores ou colegas abrirá portas em sua caminhada”, finaliza o presidente.

Compartilhe