Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Ser demitido é uma situação nada agradável. Muitas vezes, ocorre de forma inesperada e nem sempre estamos preparados para encarar isso. O fundamental é colocar a cabeça no lugar e se preparar para os próximos passos. Além disso, é a hora perfeita para se descobrir. Saiba mais!

Segundo Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude, ainda estamos vivendo um período de crise e muitos profissionais se sentem preocupados com o rumo de suas carreiras. “A incerteza do ambiente macroeconômico nos faz questionar a todo momento se seremos os próximos a perder o emprego. No entanto, muitas coisas boas podem surgir em momentos difíceis”, considera. Por isso, ela preparou algumas dicas para lidar com a demissão, caso ela ocorra:

1. Aceite a situação: deixe a sensação de rejeição de lado, saia de cabeça erguida e encare como mais uma etapa concluída.
 
2. Não se isole: algumas pessoas sentem vergonha pelo desemprego e podem se afastar. No entanto, esse é o momento para manter e aumentar contatos.

3. Mantenha sua agenda preenchida: aproveite o tempo disponível para fazer suas atividades preferidas, as quais não conseguia fazer antes. Faça novos cursos, exercícios físicos ou projetos voluntários.

4. Procure vagas e envie currículos: separe um período do dia para pesquisar novas oportunidades. No entanto, não passe o dia todo na frente do computador e tenha paciência nesse momento!
 
5. Cuide-se: pense em seu bem-estar, na saúde física e mental. Além disso, pense em novos horizontes para a sua carreira.

A própria Tatiana passou por essa situação e se arriscou no empreendedorismo. Essa decisão também motiva Juliana de Lima, estudante de ciências econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No futuro, a jovem tem a vontade de ser dona de alguma marca e essa situação seria o impulso para realizar esse desejo.  “Se eu fosse demitida continuaria em busca de outros empregos e, claro, me prepararia mais. Caso já possuísse recurso suficiente, tentaria abrir meu próprio negócio”, conta.

A especialista ainda enfatiza: “respire, respeite seu momento, chore se precisar, mas saiba: você é o único responsável por dar a volta por cima e aprender com as pedras no caminho!”

Boa sorte em sua jornada!

Compartilhe

Enquete