Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
Está procurando realizar um estágio? Apresentamos para você as melhores dicas e como você pode garantir uma vaga. O estágio é uma etapa importante e decisiva na vida de qualquer profissional ou estudante, e buscar ter um ótimo desempenho pode garantir até uma vaga efetiva.
Principalmente para quem estuda e quer ter o gostinho de sua profissão, realizar o estágio é uma oportunidade para desempenhar um pouco do mundo profissional que escolheu. Fazer o estágio pode proporcionar aos estudantes experiências bem valiosas. Confira a seguir algumas dicas importantes!

A importância do estágio

estagio-como-funciona-e-como-conseguir-as-melhores-vagas_
Quando se fala de estágio no ensino superior, os números ainda são pequenos. Segundo a ABRES ( Associação Brasileira de Estágios), em 2016, havia 740 mil estudantes do ensino superior estagiando no Brasil. É uma parcela (infelizmente) pequena dos cerca de 8 milhões de universitários matriculados no país.
Nem sempre estagiar e estudar acaba sendo a escolha dos universitários. Principalmente porque muitos estudantes têm um trabalho fixo e conciliam o seu estudo com o trabalho. Porém, em um estágio, na maioria das vezes, os estagiários recebem um salário menor e temporário.
Mas o estágio precisa ser visto com outros olhos porque ele é fundamental para aprender como funciona na prática aquilo que você estudou em sala de aula. No estágio você pode desenvolver as suas capacidades, aprender com os seus erros e também com outros profissionais.
E mais, qualquer estágio na sua área deixa o seu currículo muito bem colocado nas etapas de seleção para uma vaga efetiva que for realizar posteriormente. Por meio dele, os jovens podem experimentar atuar em diferentes setores, empresas e ambientes de trabalho, antes de se formarem.
Muitos estudantes amadurecem nesta etapa porque é a partir dessa experiência que eles descobrem as áreas com que tem mais afinidade, e assim podem se preparar para começar a vida de formado com o pé direito, e muito mais tranquilo.

Como funciona o estágio no Brasil?

Primeiro vale destacar que no ensino superior cada curso possui uma carga horária voltada para o estágio que é obrigatório e está dentro da grade curricular. Isso varia muito de universidade, e também do curso que o estudante faz.
Mas o estágio que falamos aqui no texto é aquele que você faz fora da universidade, ou até mesmo na universidade, se houver oportunidades. Este, é direcionado para a sua área de formação, que você pode desenvolver as suas habilidades e ver na prática como é a sua futura profissão.
Há uma lei de estágio no Brasil que é a Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que define o estágio como ato educativo escolar supervisionado. Desenvolvido no ambiente de trabalho, o estágio visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante.
Nessa lei fica bem claro que há duas modalidades de estágio: obrigatório (exigido pelo curso de graduação para que o aluno se forme, explicado anteriormente) e o estágio não obrigatório, que é aquele opcional, que você pode realizar durante a graduação, e assim tornar o seu currículo mais atraente.

Obrigação de quem contrata estagiário

Ao realizar um estágio, não haverá vínculo empregatício. O que isso significa na prática? Que você não terá benefícios sociais previstos pela CLT, mas ambos (empresa e estagiário) precisam cumprir o seu acordo conforme o termo de compromisso assinado.
Outro ponto é o tempo máximo que o jovem pode passar como estagiário de dois anos. Se ele estiver ainda estagiando após doze meses no cargo, ele tem direito a férias remuneradas. Para quem busca se aprofundar ainda mais nesse assunto, a Associação Brasileira de Estágios e Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza  cartilhas gratuitas sobre o assunto.
 
4 conselhos de ouro para buscar um estágio

1 – Tenha um currículo atrativo

Quando for enviar ou deixar o seu currículo na empresa ou instituição que almeja, procure caprichar no currículo. Coloque as informações necessárias. Não coloque informações desnecessárias como CPF, RG. É fundamental colocar onde mora e um telefone para contato.
Outra dica é separar as informações pessoais das profissionais, para não ficar confuso para o recrutador. E seja detalhado, claro que não em excesso, principalmente quando for colocar os cursos, coloque a data e local. E o mais importante: jamais minta. Nada de colocar no currículo informações que não são verdadeiras, pois tudo será checado.

2 – Saiba o momento certo de procurar um estágio

Não adianta procurar um estágio quando você está muito atarefado na faculdade, ou seja, fazendo muitas disciplinas. A partir do primeiro na da faculdade já é possível procurar um estágio.
Você pode se organizar em relação ao isso. Os cursos tem duração de 4 a 6 anos, e você pode escolher um ano para optar em fazer um estágio. Mas é importante definir isso.
Mas não se candidate a uma vaga de estágio se você já sabe que não terá tempo e disposição para trabalhar e aprender. Isso pode apenas comprometer o seu currículo, de quebra ainda lhe atrapalhar nos estudos. Compromisso é tudo, e no estágio também!

3 – Aprimore as suas habilidades

Busque aprimorar as suas habilidades. Faça cursos online e presenciais, desde o primeiro ano da faculdade. Estudar inglês é sim um diferencial, você pode colocar em sua lista e ter certeza que será importante para o seu futuro profissional.
Outros cursos relacionados não somente a sua profissão, mas desenvolvimento de competência e geral também deixam o seu currículo mais atraente.

4 – Recompensa financeira não é tudo

Você encontrou uma vaga de estágio que lhe interessou, mas a bolsa estágio não recompensa? Pense bem, e avalie. A recompensa financeira não é tudo, quando comparado à experiência valiosa que esse estágio pode lhe trazer.
Não julgue a importância do estágio pela remuneração. Há muitos estagiários que tiveram experiências significativas em seu estágio, mesmo não ganhando o desejado. Mas futuramente o estágio nesta empresa pode lhe garantir boas oportunidades, ou até quem sabe ser efetivado. Isso também ocorre!
 
Como conseguir as melhores vagas?
É possível encontrar vagas de estágio em diversos sites disponíveis na internet. Outro ponto fundamental é ter uma conta no LinkedIn atualizada. Muitos recrutadores olham o currículo por lá também. Sites que você pode checar as vagas são: Wall Jobs, 99 Jobs, Vagas.com.br, LinkedIn, Trampos.co e Cia de Talentos.
Se você tem interesse, vale conversar com seus professores. Eles podem lhe indicar ou lembrar-se de seleções que ocorrem em determinas empresas. Também fique atento a alguns meses do ano em que ocorrem seleções rotineiras, como março e agosto.
E se uma empresa lhe interessa, não hesite em deixar o seu currículo impresso no RH da empresa. Se houver alguma vaga eles podem acabar lhe chamando para a seleção.

Como se preparar para o processo seletivo?

Enviou o seu currículo e foi chamado para alguma etapa de seleção? Então é a hora de se preparar. Independente da etapa, dinâmica de grupo, entrevista individual ou coletiva, é bom se apresentar formalmente de acordo com o padrão da empresa. Ou seja, capriche na apresentação pessoal.
Este é o momento de conhecer a instituição. Pesquise tudo sobre ela. Assim ficará mais tranquilo quando o recrutador for falar algum dado da empresa e você não fica com a sensação de espanto e já sabe o que está acontecendo.
Prepare-se psicologicamente para as perguntas que forem realizadas. Treine em casa, quais poderiam ser essa perguntas. Assim, quando chegar o dia da entrevista ou seleção, você já vai ter uma ideia do que responder. Pode ter certeza, isso ajuda muito!

Erros para não cometer no estágio

Fique por dentro dos erros que não se pode cometer no estágio. Uma dica é ignorar a cultura do escritório. Independente do seu estilo, você precisa manter o padrão de estilo no ambiente que irá trabalhar, isso inclui a vestimenta e a forma como se relaciona.
Outro erro comum é o estagiário se contentar com tarefas mínimas. Mesmo não tendo a remuneração que deseja, essa pode ser uma valiosa experiência profissional. Por isso, tudo o que fizer será importante para o seu futuro trabalho. Então, explore bastante a sua área de atuação no estágio.
Não cometa o erro de não prestar atenção e se isolar do restante. Mostre-se interessado no trabalho que fora fazer e também se comunique com todos da equipe. Ao menos cumprimente e diga sempre obrigado quando alguém lhe ajudar em algo.
Como você está estagiando, você precisa aprender com outros, ou seja, ouvir é uma etapa importante. Por isso, nem seu chefe, ou colegas de trabalho vão querer saber da história do final de semana que tem para contar. Ouça tudo o que o seu supervisor falar e também os seus colegas.
E outro erro comum que acontece é ficar conectado no celular. Algumas empresas não permitem, outras permitem. Mas lembrando que o bom senso é fundamental!
E por fim, seja responsável com tudo que for fazer. Qualquer trabalho, ação, iniciativa tenha responsabilidade. Explore tudo o que pode no estágio, pergunte, se mostre interessado e sempre agradeça por essa oportunidade em sua vida.
O estágio pode ser uma experiência valiosa não somente profissionalmente. Você pode, por meio dele, fazer boas amizades e saber que essa etapa vai lhe ajudar no seu futuro trabalho.

Compartilhe

Enquete