Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Os jovens foram os que mais erraram, em mais de 60%, no grupo pesquisado

Quem quer conseguir um estágio ou emprego tem que ficar de olho em uma habilidade: a língua portuguesa. Uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostra que quatro a cada dez brasileiros não passam em testes profissionais de língua portuguesa, comumente aplicados em processos seletivos de empresas.

A pesquisa foi feita em forma de prova. 8.208 candidatos precisaram mostrar conhecimentos ligados à língua portuguesa, em forma de ditado, com 30 palavras como “exceção”, “textura”, “licença” e “desperdício”. Em 37,9% dos casos, as palavras foram escritas erradas.

De acordo com um dos coordenadores da pesquisa, Rafael Oliveira, as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas facilitam a vida das pessoas, mas quando elas são cobradas a escreverem certo não lembram ou mesmo não sabem. “Quando o celular abrevia demais ou completa os termos e corrige automaticamente distancia o jovem da linguagem formal e padrão, que é ainda a maneira de se comunicar no mercado de trabalho”, explica.

Dicas

O professor declara que não é necessário deixar de usar o celular, porém pode treinar o português escrevendo sobre algo que gosta, como esporte ou entretenimento. “Por exemplo, se o ouvinte da CBN gosta muito de futebol. Em vez de se comunicar apenas através do Whatsapp, escreva à mão, faz um pouco do modo antigo, mesmo que seja rápido”, orienta.

Dentro dos resultados da pesquisa um outro dado preocuparam ainda mais os pesquisadores: no grupo dos jovens, entre 14 e 18 anos, mais de 60% foram desclassificados do teste. O menor percentual é o das mulheres, com 34,52% de reprovação no grupo.

Compartilhe

Enquete