Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O deputados estaduais do Paraná aprovaram, na segunda-feira (9), o projeto de lei que obriga empresas que recebem incentivos do governo a reservar 10% das vagas de emprego a jovens que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho. O texto passará por segunda discussão nesta terça-feira (10).

As empresas que poderão ter que respeitar este percentual são aquelas que integram o Programa Paraná Competitivo, da Secretaria da Fazenda, que desde 2011 concede por exemplo, abatimentos fiscais.

Segundo o governo estadual, o programa já criou mais de 180 mil empregos em curto e médio prazo. O autor do projeto Paulo Litro (PSDB) afirma que a medida não provoca ônus algum para o estado.

A iniciativa prevê ainda a possibilidade de convênios para a capacitação de funcionários.

O jovem e o mercado
Em busca de reforço para a renda familiar, jovens brasileiros que não trabalhavam nem procuravam por emprego passaram a disputar vagas com aqueles que já estavam no mercado.

A população denominada “não economicamente ativa”, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que divulga os indicadores de emprego do país, está retornando ou ingressando no mercado, levando a taxa de desocupação de jovens de 18 a 24 anos subir de 12,9% para 18,5% em um ano.

Muito jovens têm se demonstrados inseguros quanto ao ingresso no mercado de trabalho. Um dos motivos é  alta concorrência.

Dados de uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), feita com 9.876 jovens, indicou que 46,06% dizem "ter encontrado dificuldades, por conta das poucas ofertas e do alto índice de candidatos qualificados". Bem próximo a isso, 43,7% afirmam "sentir insegurança sobre o futuro".

 

Compartilhe

Enquete