Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Embora estudo aponte preocupação do jovem com futuro, intermediadora de estágios garante que ofertas de emprego só aumentam

A expectativa da OIT (Organização Internacional do Trabalho) é de que haverá elevação na quantia de jovens entre 15 e 24 anos sem uma colocação profissional, atingindo 15,5% ainda esse ano, três vezes a taxa entre adultos. O dado deixou a insegurança tomar conta da maioria dos jovens brasileiros. De acordo com levantamento do Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, pelo menos 90% deles afirmam "sentir insegurança sobre o futuro".

A concorrência já foi percebida pela maioria dos participantes da pesquisa e os dados foram alarmantes: 46,06% (4.545 pessoas) dizem "ter encontrado dificuldades, por conta das poucas ofertas e do alto índice de candidatos qualificados".

De acordo com Yolanda Brandão, coordenadora de treinamentos do Nube, "os jovens, tradicionalmente, são a parcela da população mais vulnerável ao fenômeno do desemprego e, em época de dificuldades, a situação se agudiza", explica.

Todavia, mesmo com tantas correntes contrárias, 10,28% do público se manteve confiante. As opções "Estável, com oportunidades apenas para quem já conseguiu sua vaga" e "Está ótimo, as pessoas podem fazer carreira na empresa" obtiveram, respectivamente, 7,73% (763) e 2,55% (252) dos votos. "Essa parcela pode ser de estudantes com mais qualificação ou, não podemos desconsiderar essa possibilidade, votantes menos a par da situação econômica do país", pondera Yolanda.

Aumento de ofertas, garante IEL

Na análise do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) em Mato Grosso do Sul, entidade que faz o intermédio de estágios, não há com que o jovem se preocupar. Segundo a instituição, a oferta de vagas vem crescendo constantemente. "O IEL vem aumentando o número de empresas cadastradas no programa de estágio e consequentemente aumentado a quantidade  de vagas", garante José Fernando Gomes do Amaral, superintendente do IEL/MS.

Entre os principais cursos demandados pelas empresas no Estado, o Instituto cita Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, e cursos relacionados à Tecnologia da Informação, tais como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistema de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação. A procura dos estudantes, segundo o IEL, registrou aumento no último trimestre devido à execução do Estágio Obrigatório. A boa notícia é que o mercado tem aberto por mês em Campo Grande 285 vagas e a previsão do Instituto para novembro, diz José Fernando, é "positiva".

Compartilhe

Enquete