Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

 

Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostrou que a falta de reconhecimento é o que mais desmotiva os jovens. A pesquisa "Quais são as situações mais desmotivantes" teve 5 alternativas como opções de resposta e 56,61% (4.774 votos) responderam que não ser reconhecido é o mais desmotivante.

 

O levantamento foi realizado entre 20 e 31 de julho de 2015 e contou com a participação de 8.380 pessoas.

 

Para Lucas Fernandes, analista de treinamento do Nube, diversos profissionais se sentem esquecidos. "Todavia, não ter um gestor acompanhando de perto todos os resultados, não significa um mau trabalho desempenhado pelo colaborador", garante.

 

Em segundo lugar, ficou a opção "ser contratado para uma tarefa e atuar em outra", com 14,5% (1.215 votantes). Segundo Fernandes, muitas vezes, o acúmulo ou desvio de função ocorre por redução no quadro de funcionários, demanda de produção em alta, ou falta de mão de obra qualificada. "Nesse caso, o funcionário pode considerar a possibilidade de ter uma conversa franca com o seu gestor e expor a sua situação".

 

"Fazer as mesmas atividades de um colega com salário maior" ficou em terceiro, com 12,42% da preferência, ou 1.041 votos. Para não desanimar, é importante conhecer tanto a sua função, quanto a dos outros membros da equipe, considerar os projetos nos quais os colegas estão envolvidos, o tempo de empresa, plano de carreira e promoções. 

 

"Assim, esse colaborador passa a conhecer o funcionamento da organização e, ao mesmo tempo, tem uma visão mais ampla das iniciativas capazes de o evidenciar como profissional para, futuramente, ser possível pleitear uma maior remuneração", comenta Fernandes.

 

Na quarta posição ficou a opção "acumular funções de outras pessoas", com 8,79% (737 votos), seguida de "realizar atividades diferentes de minha formação", com 7,67% (643).

 

Fernandes lembra que a melhor forma para evitar a sobrecarga é saber dizer 'não' quando for preciso. Já para quem atua em outra área, é importante focar sempre em seu objetivo maior, isto é, manter-se atualizado, estabelecer um bom o networking, traçar metas, criar um plano de carreira e, independentemente da função exercida, fazer tudo com qualidade. 

 

"Contudo, para quem quer entrar no mundo corporativo já no ramo escolhido, sem dúvidas, realizar um estágio é a melhor opção. Portanto, ao ingressar na faculdade, é essencial iniciar a busca por oportunidades logo nos primeiros semestres do curso", enfatiza..

 

Segundo Fernandes também é importante enxergar o lado bom das situações, focando sempre em alguma solução e não nos problemas. 

 

"Em momentos que a corporação dispõe de um quadro reduzido de funcionários, ou até mesmo quando as relações não estão muito boas, a grande sacada é demonstrar ainda mais habilidades bem relevantes no mercado, como a resiliência, flexibilidade, criatividade e coragem. Isso sim é um diferencial para alavancar a carreira e nos manter motivados", finaliza.

  

Compartilhe

Enquete