Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Conforme especialistas, estudar focado na carreira que deseja seguir no mercado ajuda a obter uma colocação

As chances de estudantes, sejam secundaristas ou universitários, arranjar um estágio aumentaram no início de 2013. De acordo com as empresas de agenciamento de vagas ouvidas pela reportagem, o crescimento de novas oportunidades em janeiro deste ano, no Estado e no restante do País, é de até 20% a mais que o observado em janeiro passado, devido, principalmente, ao investimento em indústrias e em turismo no Ceará.

No país, o Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube) divulgou a disponibilidade de 31 mil vagas neste primeiro trimestre - sendo 25 mil para nível superior e superior tecnólogo e 6 mil para médio e técnico -, o que também representa esse incremento de 20% quando comparado a janeiro passado.

Interesse maior

"De fato, as empresas estão bem mais interessadas com aumento de quadro de estagiários. Seja a primeira oportunidade ou já para o aperfeiçoamento, um aumento de 20% vem se mostrando agora", afirma Luciana Walraven, diretora da RH Teplacon.

Responsável por agenciar vagas para estudantes de cursos técnicos e também de faculdades, ela aponta como um dos principais motivos do aumento das vagas a chegada de empresas de fora.

O agente de Mercado do Instituto Evaldo Lodi (IEL), Marcelo Sobreira, também acredita na perspectiva citada por Luciana. A intenção, segundo ele, é ter profissionais interessados e dispostos a trabalhar na base das empresas enquanto os executivos viajam entre o Ceará e as sedes em outros estados.

No IEL, que é ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), - e trabalha com comércio e serviço também -, Marcelo Sobreira diz que "a sensação é de um crescimento de 10%" na comparação com janeiro do ano passado.

Outro fator importante para o crescimento no número de vagas de estágio é o interesse das empresas em renovar o quadro de estagiários. "Muitos acabaram a faculdade e tiveram os contratos rescindidos. Daí, as empresas necessitam repor estes postos. Soma-se a isso um mercado de trabalho aquecido com novos projetos industriais e gera mais possibilidades", afirma Marcelo Sobreira.

Estudar visando à profissão


Agora, para ser considerado um forte candidato às vagas disponíveis, os dois diretores aconselham os estudantes a direcionarem os estudos para o posto que querem ocupar no mercado de trabalho depois de formados.

"Ele deve adequar a formação dele para aquilo que quer fazer. As pessoas estão fazendo curso de graduação, mas não estão fazendo cursos específicos, que aprofundam o conhecimento deles e isso deve ser feito", defende o agende de Mercado do IEL.

De posse de uma formação afinada com a atuação profissional, a diretora da RH Teplacon acredita que a "possibilidade de efetivação é muito grande". O presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci, reforça a teoria e afirma que a formação alinhada com a área desejada "faz toda a diferença no processo seletivo".

Para o proprietário da All Service Empresarial, Amadeu Moura, é importante observar que o estágio tem caráter essencial de aprendizado.

Dessa forma, a disposição do estudante para aprender é um fator que conta muitos pontos na hora da contratação para um estágio em alguma instituição.

"O diferencial é a postura do estudante. O currículo, é lógico, tem de se adaptar, mas querer aprender é mais importante", reforça Marcelo Sobreira.

Mais informações
All Service: (85) 3254-6333
Instituto Euvaldo Lodi: (85) 3421-6514 / 6506
RHTeplacon: 3105-0500
Nube: www.nube.com.br

OPINIÃO
Indústrias e turismo geram impulso


Percebo uma movimentação da concentração de indústrias, que buscam a conveniência de menores impostos e a região conta com incentivos significativos para as empresas, como salários mais baixos e menor custo de transporte. Prova disso é a migração de algumas empresas para a região como as de telemarketing que buscam este tipo de mão de obra. O turismo também movimenta a economia da região. Espero que isto signifique que o ramo de hotelaria, alimentos, e o comércio em geral, abram mais oportunidades, já que em breve contaremos com as Copas das Confederações e também do Mundo. Mas a proporção é ainda muito pequena, se comparado a outras regiões e ao País, segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), apenas 5,3% dos alunos nordestinos matriculados estão estagiando.

Postos disponíveis em diversas áreas

Os especialistas em recrutamento de estudantes ouvidos pela reportagem divergem sobre as profissões para as quais serão ofertadas um maior número de vagas de estágio em 2013. Para o agente de Mercado do Instituto Evaldo Lodi (IEL), Marcelo Sobreira, os executivos (administradores, contabilistas, etc) devem continuar com os maiores índices de postos de estágio neste ano. Já a diretora da RH Teplacon, Luciana Walraven aponta o setor da construção civil, "por causa do crescimento deste campo na cidade".

Com 30 anos de atuação no mercado, o proprietário da All Service Empresarial, Amadeu Moura, tem uma aposta diferente. Na opinião do especialista, a área de Tecnologia da Informação (TI) deve ser a que mais irá gerar vagas para estágio ao longo deste ano.

Entre as profissões que foram mencionadas por todos, figuraram os estágios voltados ao turismo e engenharias.

Rivalidades e regras

Amadeu aponta o cargo de menor aprendiz como um dos concorrentes do estagiário. Para ele, isso se daria porque o menor aprendiz é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que gera mais encargos para as empresas contratantes. Por conta disso, apesar de sair mais barato ao empregador, os estágios sofrem com a concorrência. Mais uma observação dele refere-se aos direitos dos estudantes. "Nenhuma vaga deve exigir experiência profissional anterior, o estudante não pode trabalhar mais que seis horas por dia e estágio nenhum estabelece vínculo empregatício", afirma Amadeu Moura. (AOL)

Compartilhe

Enquete