Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

RIO – Ter um bom salário e benefícios não é mais a prioridade dos jovens que estão iniciando a vida profissional. Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostra que na hora de escolher o local para estagiar ou trabalhar, jovens talentos buscam ter sucesso e reconhecimento na empresa, opção que obteve 39,35% dos votos entre os participantes do levantamento.

Para Lizandra Bastos, pedagoga e analista de treinamento do Nube, a alternativa foi a mais votada, pois contempla elementos de papel relevante do indivíduo no meio onde vive.

— A carreira está associada a diversos aspectos fundamentais, como a satisfação das necessidades psicológicas (autoestima e identidade). Sendo assim, as pessoas buscam a própria realização — explica.

Com 9,5% dos votos, “ter um bom salário e benefícios” aparece como último critério na escolha da profissão, o que reflete o momento socioeconômico do país e a crescente busca por informação e aprendizado da população, afirma a pedagoga:

— A última alternativa é chamada de necessidade elementar. Ela já deixou de ser uma preocupação eminente. Hoje, as pessoas buscam aceitação e satisfação com seu trabalho.

De acordo com a pesquisa, a segunda alternativa mais votada foi “estabilidade profissional”, com 22,67%, resultado que, para Lizandra, é uma consequência da atual velocidade do mercado de trabalho.

— Diariamente, novas necessidades surgem e modificam as relações trabalhistas. Esse cenário favorece a busca por segurança onde o profissional atua — afirma.

Em seguida, veio “uma profissão capaz de ajudar as pessoas”, com 18,62%, e “atuar em uma empresa socialmente responsável”, com 9,87%. Neste quesito, constata-se pelos votos que, diante de um mundo globalizado e com problemas visíveis no meio ambiente, a preocupação dos jovens em promover uma mudança positiva no mundo, buscando um papel atuante e relevante na sociedade.

A analista de treinamento do Nube ressalta que, de uma maneira geral, há uma preferência pela “busca intelectual” quando a pessoa escolhe onde estagiar ou trabalhar.

— O jovem tem o anseio de crescer profissionalmente e atingir seu sucesso. Para isso, reconhecimento e a elevação da autoestima são extremamente importantes. O salário e o benefício são consequências — conclui Lizandra.

Para realizar o levantamento “O que é mais importante em sua carreira”, o Nube contou com a participação, via internet, de 4.834 estudantes de todo o país, entre os dias 10 e 21 de dezembro.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

Compartilhe