Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Empresas treinam os funcionários de acordo com suas necessidades. Confira onde há oportunidades abertas  

Muita gente ainda acha difícil conseguir um emprego só porque não tem experiência de tabalho ou qualificação especial para desempenhar certas funções. Mas, no mercado de trabalho, o que não falta são empresas que selecionam novos profissionais sem exigir que eles tenham experiência anterior no cargo pretendido.

Só na Grande Vitória, estão abertas, hoje, mais de 500 oportunidades para quem está à procura do primeiro emprego e não tem qualificação ou experiência anterior. Isso sem contar as vagas oferecidas pelas agências do trabalhador (Sines), que todo dia também abrem chances para quem nunca trabalhou.

“Atualmente, o mercado está cada vez mais aquecido com diversas oportunidades e, entre elas, existem aquelas onde não é exigida experiência prévia. Em geral, as empresas que não pedem experiência estão abertas a treinar e capacitar o profissional, moldando-o de acordo com a cultura da organização e proporcionando o início da carreira profissional da pessoa”, explica o analista de RH da Psicoespaço, André Zonta.

O analista ressalta, ainda, características pessoais que facilitam a conquista de um emprego, mesmo sem experiência: disponibilidade, flexibilidade e facilidade para aprender. “É importante também que o candidato busque se qualificar enquanto não consegue sua primeira oportunidade, como curso de Inglês e Informática. Isso agrega valor ao currículo”.

Sem experiência, ele foi atrás e conseguiu o 1º emprego


Manoel Pedro Pereira Junior, 18 anos, conseguiu o primeiro emprego agora. Ele não tinha experiência anterior na função que desempenha atualmente: auxiliar de obra. “Um colega me indicou, eu me candidatei e acabei conseguindo a vaga. Tive receio de não conseguir a oportunidade por não ter experiência, mas eu consegui mesmo assim”, diz.

Para o jovem, que foi contratado na empresa Construtora Sa Cavalcante no último dia 16 de fevereiro, a oportunidade surgiu em boa hora. E ele nem esperava que seria tão fácil. “Em julho, pretendo começar a estudar para concluir o ensino médio. Vou fazer um supletivo. Penso, um dia, em fazer uma faculdade de engenharia. Gosto de aprender, tenho facilidade para pegar as coisas”, diz ele.

Apesar de novo, Manoel aproveita para deixar um recado para outros jovens que, assim como ele, também não tinha experiência, mas querem um emprego. “A dica é sempre correr atrás e não desistir jamais”.

Empresas treinam novos funcionários a seu gosto


Muitas empresas que não exigem experiência de trabalho para os novos funcionários usam da tática de “moldá-los” conforme a necessidade da função. Os candidatos são treinados pelas próprias empresas.

A Viminas Vidros Especiais, cujo parque industrial fica no bairro Civit II, na Serra, não exige experiência na hora de contratar funcionários para atuar na área de produção. O gerente de Recursos Humanos da empresa, Márcio Amaral Vargas, explicou que a empresa oferece um treinamento de integração aos funcionários.

“Na hora de selecionar os currículos, o desejável é que os candidatos tenham ensino médio. Após a contratação, os selecionados passam por esse treinamento, em que aprendem as atividades que vão exercer, como corte, marcação, furação e lapidação de vidros, entre outras. Por isso, não exigimos que eles tenham experiência anterior”, diz.

As portas de entrada para o mercado

Para quem é estudante de ensino médio ou universitário e não tem experiência, uma boa  maneira de entrar no mercado de trabalho é por meio de estágios. A analista de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), Lizandra Sotter Bastos, cita que o programa é mesmo uma das portas de entrada para o primeiro emprego.

“O estágio ainda é a melhor forma de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Por meio dele, o estudante terá a oportunidade de aplicar seus conhecimentos, desenvolver competências e vivenciar áreas de atuação da carreira escolhida. Dessa forma, terá referências e ferramentas para trilhar o caminho profissional que está mais de acordo com seus desejos e ambições”.

A analista ressalta o emprego temporário como outra maneira de furar a barreira de se empregar sem experiência. “Ele possibilitará novas experiências profissionais para o jovem e sempre existirá uma possibilidade de efetivação”. Chances como contratações temporárias podem fazer a diferença e ajudar a enriquecer o currículo.

Currículo na loja e logo surge a primeira oportunidade

A jovem Menara Graizer Roel, 22 anos, conseguiu recentemente o primeiro emprego dela na loja Zu.com, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. E ela também não tinha nenhuma experiência anterior. “Optei pelo shopping por causa do horário diferenciado, pois queria ficar mais tempo com a minha filha. Por isso, eu não poderia pegar um trabalho em horário comercial”, conta.

Menara trabalha no atendimento, como vendedora. Levou currículo na loja e foi chamada logo, depois de ficar dois anos desempregada. “Eu soube das vagas através de uma amiga. A técnica de vendas é diferente. Estou aprendendo aos poucos”, diz ela, que espera crescer. “A equipe é bacana, fui bem recebida pelas colegas que estão há mais tempo”, fala ela.


Mais de 200 vagas abertas para o período de Páscoa

Ainda dá tempo de conseguir uma vaga de emprego de promotor de venda para atuar durante a Páscoa. A Top Cau, fabricante de chocolates, anunciou a contratação de 1,2 mil pessoas. Há chances para o Espírito Santo. Os candidatos de emprego devem ter mais de 18 anos e ensino médio completo. Não é preciso possuir experiência anterior.

A agência responsável pela contratação de trabalhadores no Estado é a Nonna Eventos, com sede em Belo Horizonte. Os currículos podem ser enviados para o email luiza@nonnaeventos.com.br. Os interessados também podem tirar dúvidas pelo telefone (31) 3228-0080, das 8 às 17 horas.

Nestlé também está contratando, com vagas no Estado. A empresa não exige experiência, mas é preciso ter nível médio e, no mínimo, 18 anos. Aqui, a seleção será feita pela Rogerio Ferreira Da Silva Promoções, que fica na Rua Maria Oliveira Maresguia, 39, Itaparica, Vila Velha.
 
A Cacau Show também contrata promotores de venda. O atendente de loja precisa ter nível médio, experiência em vendas e, no mínimo, 18 anos. Basta entregar o currículo nas loja mais próxima ou se cadastrar no site www.cacaushow.com.br.

A Garoto contrata 200 promotores de venda para a Páscoa. A agência responsável pela seleção é a Amax. Contatos: 3340-0161 ou supervisaoep@terra.com.br.

Onde há vagas que não exigem experiência


Psicoespaço

Cargos: Ajudante de operações (40 vagas), auxiliar de farmácia (1 vaga) e técnico de segurança do trabalho (1 vaga)

Cadastro: Pode ser feito em psicoespaco.com.br ou enviar currículo para Rua Capitão Domingos Corrêa da Rocha, 80, Ed. Master Place, sala 405, Bairro Santa Luíza, Vitória. CEP.: 29.047-602

Shopping Vitória

Lojas: Baby Chocolate, Capitu, Metal Nobre, Tons, Cia. do Terno, Cobra D’Agua, Camisa FC, PUC, Stand Fantasia, Jelly, Puket, Óticas do Povo, Di Ferolla, Ivoxx, TNG, M. Officer, Opção, Atol das Rocas, Aleatory, Pier, Leitura, Alphabeto, Stand Chili Beans, Clair, Havaianas

Vagas: 50 oportunidades, todas para o cargo de vendedor

Requisito: ensino médio completo e disponibilidade de horário

Shopping Norte-Sul

Lojas: Vitrage, Point Fone, Itapuã, Magia do Mar, Óticas Paris

Vagas: 5

Cadastro: Deixar currículos nas lojas ou cadastrá-lo nos sites das empresas. Para a ótica, mandar currículo para curriculo@oticas
paris.com.br

Shopping Mestre Álvaro

Lojas: Pink Bijou, Átaga, Illusyon, O Boticário, Itapuã, Los Neto, Riachuelo, Griff, Chilli Beans, Ranking, Rabbit, Collins, Carmani, Fla Sports, Cia. do Terno, MMartan, Magia do Mar, Toulon, Espaço do Torcedor, Bahamas e Opção Jeans

Vagas: 40 vagas para vendedores e caixa

Cadastro: Deixar currículos nas lojas.

Shopping Jardins

Lojas: Silvia Costa, O Boticário, Base Nuclear, Feinkosten Café Jardins e Itapuã

Vagas: 5 vagas para vendedor e consultor de vendas
 
Cadastro: Basta deixar currículo nas lojas

Shopping Praia da Costa

Lojas: Tons, Zinzane, Emília Acessórios, Di Santini, Ri Happy, Bagaggio, Blue Man, Di Ferolla, Cantão/Redley, Camisaria Colombo, Bob’s e Spoleto

Vagas: 51 vagas, para vendedores, costureira, caixa, atendente, estoquista e assistente de gerente

Cadastro: Basta deixar os currículos nas lojas. Necessário ter 18 anos e 2º grau completo. Desejável currículo com foto

Construtora Sá Cavalcante

Vagas: 20 oportunidades para auxiliar de obras

Cadastro: Os interessados devem entregar currículo em qualquer uma das obras da construtora.

Viminas

Cadastro: Mandar currículo para o e-mail curriculum@viminas.com.br, dizendo que quer trabalhar na área de Produção

Extrabom

Vagas: 50 oportunidades para ajudante de entrega, balconista de açougue, embalador e repositor

Cadastro: O único requisito é ser maior de 18 anos. Os interessados devem comparecer nesta segunda-feira, dia 12, das 8h30 às 17h, na Central Administrativa do Extrabom, na Vila Rubim.  As entrevistas irão acontecer no mesmo dia e local. É preciso levar Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e certificado de alistamento militar

Sines

Vagas que não exigem experiência: recepcionista, ajudante de obras e cargas e descargas, auxiliar de serviços gerais e de pedreiro, porteiro, atendente de telemarketing. Basta se cadastrar nos Sine da sua cidade

Compartilhe

Enquete