Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Regras mudam o cenário do mercado com redistribuição das ofertas de vagas
O encerramento da conhecida ?temporada de estágio? coincide com os seis meses da publicação da Lei 11.788/08, em vigor desde 26 de setembro de 2008. As regras para contratação de estagiários sofreram alterações e redistribuíram a oferta de vagas, traçando um novo perfil dos estagiários brasileiros.

Em meio à adaptação à nova legislação, o país se deparou com a crise econômica mundial, responsável pela demissão de milhares de profissionais em diversos setores. O mercado do estágio também foi afetado. De acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres), havia 1,1 milhão de estagiários antes da nova lei e esse número caiu para 900 mil, significando uma diminuição de 18%. Março mostra sinais de reaquecimento e contabiliza 87 mil novas oportunidades no país.

Levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) aponta um aumento de 52% na oferta de vagas para estudantes do nível médio técnico, apesar da retração no nível médio regular. "A organização das oportunidades está diferente agora. O artigo 17 da lei limitou em 20% contratação de estagiários do ensino médio em relação ao total de funcionários de uma empresa, com isso as chances para esses estudantes caíram 60%", explica Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube.

De acordo com dados do Nube, em setembro de 2008, a quantidade de estagiários do nível médio equivalia a 30% do total e, em março de 2009, caiu para 16%. Em direção contrária, os estudantes do médio profissionalizante dobraram sua representatividade, indo de 5% a 10% no mesmo período. O nível superior também contabiliza crescimento, de 65% para 74%. Apesar da oferta de novas vagas terem caído de 8 mil, em setembro de 2009, para 3.500 neste mês, percebemos uma retomada gradual do setor.

A nova lei aumentou os benefícios aos estudantes. Porém, o número de estagiários diminuiu. Porém, o Nube acredita que, passada a crise, o mercado volte a contratar, pois a nova legislação trouxe mais segurança jurídica para as empresas. A fase de adaptação está no fim e as novas regras já foram assimiladas. "Investir no estágio é investir no futuro do Brasil. Hoje essa é a principal ferramenta de inserção do jovem no mercado de trabalho", completa Mencaci.

Compartilhe

Enquete