Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Especialistas dão dicas para profissionais serem lembrados por onde passam; processo começa com autoconhecimento

Graziela Delalibera
Da Agência BOM DIA


Construir uma marca pessoal, uma presença inesquecível que lhe dê êxito, inclusive no campo profissional. A idéia parece difícil de se concretizar, mas, segundo especialistas, isso está ao alcance de qualquer indivíduo.

“As pessoas inesquecíveis são as que se conhecem melhor e que usam seus atributos com maior freqüência”, afirma a personal trainner de comunicação Thais Alves, com 23 anos de experiência em treinamento de executivos e políticos. Ela argumenta que, conhecendo bem “um produto” fica mais fácil vendê-lo.

Thais explica que a marca está relacionada à forma com que somos vistos, lembrados e valorizados pelas outras pessoas. Lembrando dos processos seletivos, a especialista afirma que as pessoas são escolhidas o tempo todo, e, por isso, não podem passar despercebidas. “É preciso descobrir o ponto em que se destaca e depois colocar isso na vitrine”, aconselha.

Em seu livro “Construção da Marca Pessoal” (Editora Totalidade), que escreveu em parceria com especialista em marketing Armando Castro, a comunicadora oferece um roteiro para construir a marca pessoal, alicerçado em conceitos de marketing e negócios. O primeiro passo, segundo ela, depende da percepção de nossos talentos e qualidades, para, em seguida, colocá-los em prática no dia-a-dia, por meio de um planejamento estratégico, que inclui atitudes práticas focadas em objetivos. O processo, lembra, requer disciplina e persistência.

Carmen Alonso, coordenadora de Treinamentos Corporativos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), diz que para construir uma marca, é fundamental ter profundidade, ou seja, fazer algo muito bem, e ser “generalista” em assuntos relacionados. Ela diz que hoje as competências técnicas são cada vez mais equivalentes por parte de empresas e profissionais e, nesse cenário, a construção da marca é essencial para sermos notados. “Na maioria das vezes, ao não sermos aprovados para uma vaga temos um perfil diferente do que a empresa necessita naquele momento. Se causamos uma impressão positiva, deixamos nossa marca e é muito provável que seremos lembrados numa oportunidade compatível com nosso perfil.”

Carmem diz que não há uma fórmula mágica, mas o “CHA”, sigla que representa “Conhecimento, Habilidade e Atitude”, pode nos dar boas pistas para nos destacarmos. “O ‘Conhecimento’ é muito importante desde que nossa ‘Atitude’, nos mova para transformá-lo em ‘Habilidades’.” Carmem fala que o “pulo do gato” está em usar o que sabemos para desenvolver as soluções que a empresa busca.

Conhecimento dá empurrão


Segundo a coordenadora de Treinamentos Corporativos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), além dos aspectos técnicos, cada profissional tem algumas competências comportamentais de destaque. “A saída é valorizar o que se tem de bom e desenvolver o que ainda não se tem”, afirma.

O artista plástico e educador Alex Boch é exemplo de quem soube explorar características pessoais em seu favor no campo profissional.

“Sempre soube expressar meus pensamentos e procuro olhar a pessoa por inteiro, trabalho muito a observação. Com isso, os alunos se aproximam de mim e até se tornam amigos. Hoje, a velocidade faz as pessoas deixarem os detalhes de lado.” A boa comunicação verbal, aliada à qualidade técnica de trabalho e à constante preocupação em manter-se “antenado”, fez de Boch uma espécie de “guru” para seus alunos. Além disso, ele acredita que essa preocupação natural com quem está por perto o destaca. “Trabalho das 7 da manhã às 11 da noite e às vezes recuso trabalhos.”

Entre as dicas para se tornar “um produto visível para o mercado”, Carmem aconselha o desenvolvimento de estratégias de comunicação específicas para cada público. “Por exemplo, você pode enviar um currículo para uma empresa com determinada vaga e também ter um portfólio com trabalhos já realizados para propor uma prestação de serviços eventual. Divulgue-se!”

Compartilhe

Enquete