Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Se é verdade que o ano só começa depois do carnaval, o momento também é oportuno para quem está buscando uma vaga de estágio. Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), há 220 mil vagas para alunos dos ensinos médio, técnico e superior em todo o país. No Estado do Rio, são sete mil. Empresas de diferentes ramos estão em processo de seleção. Há chances para dezenas de cursos, como administração, ciências e da computação, comunicação social, direito, estatística, marketing e química, entre outros.

O banco Santander, por exemplo, tem 250 vagas disponíveis para estudantes do segundo ao penúltimo ano de umas dez carreiras. Os aprovados passarão a integrar um banco de talentos da instituição e serão chamados para a etapa final de seleção (entrevista com gestores) na medida em que os postos forem surgindo.

MP faz alerta quanto à natureza da função

Na White Martins, serão oferecidas 150 vagas ao longo do ano, inclusive para cursos técnicos. Em média, 30% dos estagiários são contratados, como o estudante de engenharia Daniel Cruz, que será efetivado agora. O presidente da empresa, Domingos Bulus, também começou como estagiário, em 1984.

No ramo de produtos para limpeza de casa e automotiva, inseticidas e armazenagem de alimentos, a Ceras Johnson está com inscrições abertas. Ao todo, são 33 vagas, sendo três para São Paulo — as outras são no Rio mesmo. A empresa informa que costuma aproveitar 60% dos estagiários. Cerca de 40% dos gerentes foram contratados dessa forma.

Na área de telefonia, também há vagas. Na Claro, as oportunidades são para universitários de cursos com conclusão no mês de dezembro. Na TIM, o prazo para formatura não pode ser inferior a um ano. É preciso ter conhecimento intermediário de outros idiomas.

Ao mesmo tempo em que procuram uma vaga de estágio, os estudantes devem ficar atentos à natureza da função. O Ministério Público do Trabalho no Rio tem recebido denúncias de estágios que tem o seu objetivo desvirtuado. Segundo o procurador Fábio Luiz Vianna Mendes, é preciso haver afinidade entre o curso e a prática. Outro requisito legal, muitas vezes ignorado, é a necessidade de um convênio entre a universidade e a empresa.

— A lei determina que o estágio seja de responsabilidade exclusiva das universidades, mesmo quando desenvolvido nas empresas. Portanto, se não há convênio, não há estágio — explica Mendes, acrescentando que não há limite definido por lei para a carga horária, mas que esta deve ser compatível com a rotina escolar.

A Procuradoria Regional do Trabalho, aliás, abriu inscrições para estágio em direito. São 17 vagas com disponibilidade imediatada (13 para o Centro do Rio, duas para Nova Friburgo, uma para Volta Redonda e uma para Nova Iguaçu) e 18 para o mês de setembro.

Compartilhe

Enquete