Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Começo de ano é momento de oportunidades. Tradicionalmente, o primeiro trimestre é o período ideal para o estudante que procura um lugar ao sol no concorrido mercado de trabalho. Só neste mês, há 220 mil chances para alunos dos ensinos médio, técnico e superior, segundo levantamento da Abres (Associação Brasileira de Estágios).

“Do total de vagas, 48 mil são oferecidas no Estado de São Paulo”, conta Carlos Henrique Mencaci, presidente da associação.

Segundo ele, neste início de ano houve um crescimento de cerca de 10% no número de postos disponíveis quando comparado com o mesma época de 2006. Isso acontece devido ao grande número de alunos formados em dezembro, fazendo com que as companhias contratem estagiários no início do ano e disponibilizando uma grande quantidade de vagas.

“Se o aluno deixar para a última hora, será tarde demais. O candidato precisa sempre estar atualizado. Isso aumenta, e muito, as chances de conquistar um estágio em sua área”, disse Mencaci.

ENTIDADES


A oferta de oportunidades é confirmada pela supervisora do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) de Santo André, Eliana Lazari.

“Na região (onde há duas unidades da entidade – Santo André e São Bernardo), estamos oferecendo 305 vagas para estágio”, afirma. Hoje, as centrais de emprego do Grande ABC contam com a parceria de 1.150 empresas e somam um total de 31.700 estagiários cadastrados.

Eliana conta que a hora é agora. “É nessa época do ano em que as empresas contratam mais, pois acabaram de fechar o balanço do ano passado. Então, sabem quantos estagiários precisam contratar”, completa.

O diretor presidente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Seme Arone Junior, também compartilha a mesma opinião. Segundo ele, há cerca de três anos, o número de oportunidades oferecidas para estudantes cresce por volta de 20% no primeiro trimestre em relação a outros meses do ano.

“Hoje, o Nube oferece 6.600 vagas em todo o País. Desse montante, 2.000 são oferecidas no Grande ABC por causa do crescimento das empresas locais”, explica.

DIVISÃO

De acordo com o diretor presidente da entidade, do total de oportunidades disponíveis para o ensino superior, 41,5% são destinadas para os que cursam administração de empresas, 14% para comunicação social, 10,2% informática, 9% engenharia e 34,3% são para outros cursos de graduação.

Serviço: Nube (www.nube.com.br) e CIEE (www.ciee.org.br)

Mesmo com grande oferta, é preciso estar bem preparado
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC

Para aqueles que querem concorrer a uma das vagas oferecidas, não se pode esquecer que não basta enviar currículo ou apenas se cadastrar em sites de estágio.

De acordo com a supervisora do Ciee em Santo André, Eliana Lazari, é necessário que o estudante tenha competências como saber trabalhar em equipe, ter iniciativa, boa comunicação e redação. “Às vezes, o aluno tem um currículo impecável, mas não sabe expressar aquilo que sabe. As empresas buscam cada vez mais pessoas pró-ativas”, explica.

Segundo Eliana, outro requisito exigido pelas empresas é o conhecimento em informática, principalmente o pacote office e idiomas. “Não tem como fugir disso. Mas, o mais importante ainda é a avaliação de personalidade”, conclui.

O Ciee recomenda que quando o estudante for comparecer a uma entrevista de trabalho é aconselhável que compareça com trajes formais e leve currículo.

Além disso, não é positivo ir acompanhado de parentes ou amigos e mostrar impaciência. Outra dica é chegar com 20 minutos de antecedência. Manter a postura e não falar gírias também são levados em conta.

DINÂMICA Depois da primeira etapa vencida, que é a análise do currículo, é hora de voltar toda a atenção para a “tal” conversa.

Olhar nos olhos do entrevistador é o primeiro passo. Segundo as dicas dadas pelo Nube, contar os resultados em estágios, trabalhos acadêmicos ou voluntários que fizeram a diferença é sempre válido. “Falar sobre experiências no exterior e esportes coletivos são pontos a favor do estagiário”, comenta o diretor presidente do Nube Seme Arone Junior.

Compartilhe