Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Com tantas opções de cursos oferecidas pelas escolas e universidades, além das diversas áreas disponíveis no mercado de trabalho, fica difícil saber qual caminho seguir e qual profissão escolher. No entanto, sempre há aquelas áreas que estão em alta no momento e se evidenciam no mercado de trabalho, possibilitando grandes oportunidades profissionais.

Atualmente, quase todas as áreas possuem vagas de estágio e emprego, mas, de acordo com a técnica de apoio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), órgão ligado à Universidade de Mogi das Cruzes, Claudia Aparecida Mendes Atui, a maioria das empresas tem procurado alunos dos cursos de Administração de Empresas, Tecnologia da Informação e Engenharia Mecânica, mas as áreas mais requisitadas não são somente estas, Ciências da Computação e Comunicação Social também são as que estão em alta.

O presidente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágio), Seme Arone Junior, confirma a informação com números, dizendo que as vagas que se sobressaem são realmente as de Administração de Empresas (41,5%). Em segundo lugar está Comunicação Social (14%), depois, Tecnologia da Informação (10,2%) e, em seguida, Engenharia (9%).

“Segundo dados do MEC (Ministério da Educação), em 2006, estavam matriculados no curso de Administração de Empresas 620.718 estudantes e apenas 247.478 em Engenharia, porém somente 83.659 alunos se formaram em Administração e 23.831 em Engenharia, no mesmo ano”, reforça.

De acordo com o superintendente do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), Eduardo de Oliveira, outras áreas de destaque para este ano são: Direito e Engenharia Civil.

Mesmo conhecendo as profissões em evidência, além dos estudantes que pesquisam o mercado profissional e escolhem estes cursos que estão em alta, há os que optam por um curso devido a sua identificação com ele e aqueles que preferem seguir a carreira dos pais.

Outro lado

Há também áreas com maior deficiência, tanto de estudantes qualificados quanto de cursos com baixa demanda. Arone Junior diz que a grande dificuldade está na área de construção, ou seja, Engenharia Civil, além das áreas de Mecânica de Produção, Física, Matemática, Estatística, Economia, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo e Biblioteconomia. Oliveira inclui, ainda, os cursos técnicos e cursos como Tradutor e Intérprete, Webdesign, Turismo e História.

Escolhendo ou não uma profissão que se sobressaia no mundo do trabalho, é imprescindível ser uma pessoa atenta às novidades. Para se atualizar e não ficar para trás, o ideal é fazer, por exemplo, cursos de especialização e de idiomas. Além disso, segundo Oliveira, é importante trabalhar alguns requisitos que são muito valorizados no ambiente corporativo, como ética, iniciativa, aptidão para trabalhar em grupo, boa expressão oral e escrita, disciplina, organização, criatividade, flexibilidade e foco nos resultados.

No caso dos estagiários, a grande parte das empresas exige destes alunos conhecimento em informática, boa comunicação, dinamismo, noções de organização, rotina administrativa e inglês básico, além de ter conhecimento geral da área que ele está estudando e assuntos que estão inseridos nas disciplinas do curso. O superintendente conta ainda que o estudante deve mostrar que está disposto a aprender e a aproveitar todas as oportunidades para desenvolver suas habilidades técnicas e pessoais.

Compartilhe