Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Vantagens estão na aquisição de experiência e na formação de um melhor currículo. Os alunos que estão em cursos técnicos ou pretendem ingressar no ensino superior devem estar atentos as maneiras como serão absorvidos pelo mercado.
Uma delas pode acontecer enquanto ele ainda está estudando; O estágio, obrigatório em algumas áreas, pode abrir portas no futuro. Mesmo em outras onde não há a obrigatoriedade existem oportunidades. A lei do estágio diz que estudantes a partir de 16 anos regularmente matriculados nos níveis técnico, médio ou superior podem participar deste tipo de trabalho.
O aluno não tem direito a remunerações de férias, 13° salário ou fundo de garantia, e não tem vínculo empregatício. Mesmo , as vantagens estão na aquisição de experiência e na formação de um currículo diferenciado.
A contratação para o estágio é feita através de um termo de compromisso entre instituição de ensino, empresa, estudante e, quando houver, o agente de integração. De acordo com o diretor do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), Seme Arone Júnior, há áreas que são coringas. Quem faz administração, marketing ou publicidade e propaganda, por exemplo, pode atuar em diversos setores das empresas. Além disso, verificamos um crescimento significativoem áreas relacionadas com serviços entretenimento. Dessa forma, com a expansão das redes hoteleiras, cursos como turismo e hotelaria tendem a ganhar mais espaço, devido à demanda por profissionais qualificados.
 mercado também está aquecido para os setores de telecomunicações, de informação, marketing de serviços e comércio exterior, explica, acrescentando, porém, que, em contrapartida, há cursos que são mais restritivos, como jornalismo, devido a uma série de critérios exigidos, e direito, pelo simples fato de o mercado não comportar todo o contingente de estudantes matriculados nas universidades. Há ainda, segundo Seme Arone Júnior, uma outra situação, que é a de vagas sobrando para estagiários, casos de matemática, estatística, secretariado e biblioteconomia. A maioria dos estudantes desses cursos já está estagiando e muito são efetivados. No entanto, são áreas que dependem muito da vocação da pessoa. O Nube é a maior empresa privada no segmento de estágios e engloba os serviços de recrutamento, seleção, programas de estágio/trainee e administração do contrato de estagiários. Atualmente, conta com 500 mil estudantes cadastrados e 35 mil estagiários colocados desde a fundação em 1998.
O serviço ao estudante é gratuito, e o cadastro é feito pelo site www.nube.com.br. Dinamismo e flexibilidade Segundo Arone, as empresas, sobretudo as multinacionais, buscam os chamados estudantes pró-ativos, com boa comunicação, dinamismo, iniciativa e flexibilidade, para adaptação a mudanças e trabalho em equipe.
O estagiário também precisa ter plena disposição para ouvir e sugar todos os conhecimentos repassados pelos seus tutores. Assim, quando o jovem absorve, com sucesso, a cultura da empresa, ele passa a estar apto para assumir, futuramente, qualquer cargo efetivo. Além disso, já no momento da seleção, as empresas valorizam o aprendizado de novos idiomas, conhecimentos gerais, formação acadêmica, domínio da informática, envolvimento com empresas juniores e voluntariado.
A comunicação escrita também é avaliada através de provas de redação e ortografia. Conforme estatísticas do próprio Nube, os maiores índices de efetivaçães ocorrem entre os estudantes do último ano. Pelo menos metade deles é contratada. Ainda é comum, em grandes empresas e em multinacionais, a realização de um plano de carreira.
O estudante entra como estagiário, torna- se trainee e, futuramente, pode ocupar cargos estratégicos. DIOGO: "Quero ser um profissional multifuncional, saber um pouco de tudo, para ter melhor chance no mercado e me satisfazer pessoalmente"

Compartilhe