Ao longo dos anos, muitos filmes lançados nos cinemas impactam boa parte do seu público. Contudo, muitos espectadores desconhecem as fontes de inspirações por trás dessas tramas estreladas nas telonas. Uma boa parte dos longas são baseados em livros e recebem grandes avaliações positivas por suas adaptações. Nesta matéria, falarei sobre alguns desses exemplos, como: Ainda estou aqui (vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro), A Culpa é das Estrelas, Harry Potter e entre outros. Acompanhe!
“Ainda estou aqui”, de Marcelo Rubens Paiva
Em um cenário de ditadura militar no Brasil, Eunice Paiva, mãe de 5 filhos, passou a criá-los sozinha quando seu marido, o deputado Rubens Paiva, foi preso, torturado e morto pelos militares. A partir desse acontecimento, ela se reinventou. Voltou a estudar, se formou em advocacia e se tornou uma defensora dos direitos indígenas.
A obra teve seu grande destaque quando o filme “Ainda Estou Aqui”, foi estrelado pela renomada atriz Fernanda Torres (vencedora do Globo de Ouro como melhor atriz em filme dramático). O diretor Walter Salles, inspirou-se na obra de Marcelo Rubens Paiva e deu vida às telas do cinema. Assim, conquistando os corações de milhares de brasileiros.
“A culpa é das estrelas”, de John Green
Hazel é uma paciente terminal e embora o seu tumor tenha encolhido bastante, sendo um grande avanço dos médicos, ela ganha mais alguns anos de vida. Em mais um dia no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, surge Augustus Waters, um rapaz bonito, cujo destino se colocou no mesmo caminho da personagem principal.
Tempos depois do livro ser lançado, ele ganhou espaço nas salas de cinema. Em 2014, o diretor Josh Boone deu vida a essa história até então somente vista por meio das páginas. O filme teve grande destaque por sua emoção, impacto e boas atuações da atriz Shailene Woodley (Hazel) e Ansel Elgort (Augustus).
“Harry Potter”, de J.K Rowling
A vida de um “bruxo” não é nada fora do normal, Harry vive maltratado por seus tios em uma casa comum de seu bairro. Entretanto, sua vida viraria de cabeça para baixo quando Hagrid faz uma visita e o resgata para passar a sua infância na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Lugar esse onde seus pais estudaram e se conheceram.
Após anos de livros lançados e o seu alcance em diversos lugares do planeta, a autora J.K Rowling busca levar essa história para os cinemas. Com seu primeiro lançamento em 2001, ele ainda teria mais sete partes até a saga chegar ao fim. Amplamente adaptado às páginas, a história estrelada por Daniel Radcliffe (Harry), Emma Watson (Hermione) e Rupert Grint (Rony) serviu de inspiração para parques de diversões da Disney, restaurantes e até em experiências imersivas realizadas em locais fechados. Um verdadeiro sucesso.
“Clube da luta”, de Chuck Palahniuk
Em uma vida confortável como investigador de seguros, Jack está cada vez mais sufocado pela rotina. Ainda por cima, encontra-se tendo problemas com insônia. Ao conhecer um grupo de auto-ajuda ele obtém uma cura. Além disso, Tyler, um homem misterioso e cheio de ideias, apresenta a ele como extravasar de seus problemas de forma inusitada, por meio de violentos combates corporais.
Este livro foi lançado pelo autor Chuck Palahniuk e, em 1999, a obra recebeu uma adaptação para o cinema. Estrelado por Brad Pitt (Tyler), possui sucesso e reconhecimento da crítica até hoje. Logo, o diretor David Fincher, possuiu sucesso em sua ideia de trazer para as telonas.
“O poderoso chefão”, de Mario Puzo
A obra de Mario Puzo inspirou um dos maiores filmes de todos os tempos, segundo a crítica. Don Corleone, personagem principal, tinha influência por todos da sociedade americana. Tirano, chantagista, eram algumas das suas características. Ao longo da trama, a família Corleone precisa cuidar dos negócios, pois o Vito já está no fim da vida.
A obra teve uma adaptação para as telas e foi grandemente elogiada. O diretor Francis Ford Coppola trouxe um elenco de peso para dar vida a essa história fora das páginas. Com um roteiro bem elaborado, não foi novidade o filme obter destaque e receber três estatuetas, elas foram: Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.
Gostou das nossas dicas? Acompanhe a nossa coluna semanal de cursos e livros e fique por dentro de todas as novidades!
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!