No cenário atual, a aparência adquiriu a sua significância. Por muito tempo, sendo associada apenas a vaidade, hoje o visual se dá pela forma de se apresentar, tanto visualmente quanto corporalmente. Assim, possui efeito direto sobre seu poder de influência, autoridade, impacto no negócio e em sua trajetória na organização. Acompanhe, nesta matéria, cinco erros para não cometer em relação a esse tema.
Imagem como estratégia empresarial
As formas de um profissional se apresentar, ganham dimensões ainda mais estratégicas no ambiente corporativo. Além de passar para o cliente um nível maior de confiança, aumenta a reputação da empresa, a sua importância e a representatividade mediante um mercado com uma ampla concorrência.
Em um estudo publicado pela Association for Psychological Science em 2017, 55% da percepção inicial está relacionada à aparência e à postura corporal. Apenas 7% está relacionado ao conteúdo verbal. Outra pesquisa publicada pelo Journal of Experimental Social Psychology, também em 2017, mostrou um ponto de vista interessante, pessoas bem-vestidas são percebidas como mais confiáveis, inteligentes e bem-sucedidas, independentemente das suas competências técnicas.
De acordo com a psicóloga Amy Cuddy, pesquisadora da Universidade de Harvard e referência internacional em linguagem não verbal, os sete segundos de primeiro contato são os mais importantes para um negócio. As impressões, formadas nesse tempo, criam a confiança e competência de quem você está falando. Em outros casos, o julgamento acontece ainda mais rápido.
Grandes empresas como Apple, McKinsey, Google e Salesforce, já incorporaram diretrizes voltadas à imagem e à postura profissional. Em casos, são adotados “dress codes” aliados a orientações específicas sobre representação. Assim, é garantido alinhamento com valores corporativos.
Cinco erros capazes de afetar a sua reputação e credibilidade
Segundo Sandra Melo, consultora de imagem e estilo para executivos, a imagem passou a ser algo central no ambiente de trabalho. “Ela não se resume à aparência. Ela é a soma de toda a comunicação e comportamento sem dizer uma palavra. Um desalinhamento nesse conjunto pode custar credibilidade, oportunidades e até a permanência no cargo”, destaca Sandra.
Com base nessa análise, a consultora reuniu cinco erros passados despercebidos por algumas pessoas. Eles podem colocar em risco a imagem da empresa e não passar tanta credibilidade individualmente.
Vestimenta inadequada: roupas inadequadas ao ambiente sugerem falta de adaptação à cultura. O excesso de informalidade, pode indicar uma falta de leitura do contexto.
Postura insegura: em algumas situações, tais como: gestos contidos, falta de contato visual e posição curvada, impactam negativamente a autoconfiança, mesmo tendo relevância.
Incoerência entre discurso e comportamento: mesmo o discurso sendo amplamente preciso, possuir uma postura de acordo com ele será necessário para mostrar a sua significância. Por exemplo, quando líderes dizem praticar a escuta ativa mas interrompem constantemente, isso põe a credibilidade da companhia em cheque.
Descuido com imagem digital: em tempos de forte presença on-line, ambientes virtuais exigem atenção. Planos de fundo descuidados, iluminação inadequada e fotos desatualizadas podem comprometer a percepção de profissionalismo.
Estilo estagnado: Manter uma estética desatualizada por muito tempo pode criar uma desconexão com a sua vida profissional. Seu estilo precisa acompanhar a sua trajetória, transmitindo credibilidade e refletindo quem você é atualmente.
Como fortalecer a sua presença
Sandra reforça a importância de valorizar essas questões para o futuro da sua trajetória profissional. “Em um cenário onde a comunicação é cada vez mais integrada, a imagem pessoal deixou de ser um aspecto periférico para ocupar posição estratégica nas dinâmicas profissionais. No ambiente corporativo, ela não apenas influencia percepções imediatas, como também contribui para a construção de autoridade, clareza de posicionamento e alinhamento com os valores da organização”.
Por fim, quem deseja ampliar o seu impacto e atingir as pessoas certas com a sua postura e profissionalismo, valorizar a sua apresentação é essencial nesse processo.
Quer ter acesso a mais conteúdos como esse?
Então acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!