Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-tendencias-do-rh-para-aplicar-ainda-em-2025

5 tendências do RH para aplicar ainda em 2025 

Notícia | 23/05/2025

Gabriel de Carvalho

O mercado de trabalho passa por momentos de mudanças e evoluções. Com isso, algumas áreas se moldam para atingir os seus colaboradores com maior assertividade. Dentre elas, uma das mais importantes é o RH. Tendo em vista uma melhora no ambiente e na produtividade das equipes, estratégias são efetuadas pelo setor de recursos humanos. Acompanhe, nesta matéria, tendências para aplicar ainda no ano de 2025.

Mediante a situações no ambiente laboral, um dos setores mais impactados é o de recursos humanos. Logo, estar por dentro das melhores práticas para manter as empresas alinhadas com os seus objetivos será fundamental. Além disso, o trabalho realizado de forma padronizada, causará uma melhor impressão aos funcionários.

Segundo a Deloitte, 76% das grandes empresas no Brasil possuem área dedicada à DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) ou práticas estabelecidas. Outro dado interessante, 45% delas apresentam comitês dessa área. Por fim, 22% das organizações dispõem de metas de DEI para cargos de liderança.

Logo, as práticas internas são fundamentais para contribuir com um local mais saudável e colaborativo. “Esse cenário reforça a importância estratégica do RH, exigindo uma atuação cada vez mais transversal e multidisciplinar”, afirma Leonardo Coelho, vice-presidente de Health & Talent da Aon no Brasil.

infográfico

Para auxiliar esse setor, algumas estratégias para o aumento de satisfação do grupo serão apresentadas. 

  1. Recompensas ligadas o desenvolvimento do time

As recompensas impactam diretamente nas motivações. Por isso, reunir estratégias para combinar personalizações nos ganhos auxiliarão na busca por resultados positivos. Em meio ao mundo atual, apenas salários base não costumam dar impulso necessário para o trabalho. Logo, combinar planos de saúde, previdência e iniciativas voltadas ao bem-estar e crescimento profissional, são cada vez mais bem vindos nessa realidade.

  1. Transparência e equidade

Quando as faixas salariais são mostradas com transparência, promove uma aproximação dos talentos e um maior engajamento. Essa atitude estabelece um ato de aproximação salarial entre os colaboradores e auxilia nas entregas de atividades semelhantes. Para manter essa equidade, é necessário um alinhamento entre a estrutura de cargos, estratégia da empresa e o estabelecimento de critérios de promoção neutros.

  1. Bem-estar a saúde

A visão das organizações sobre bem-estar e saúde está ampliando cada vez mais os seus horizontes. Preocupar-se com a parte mental e física do seu time é um fator significativo para cultivar um local saudável e uma melhora em suas atividades. Isso, também, resulta em uma maior produtividade, “Atitudes como essa também possibilitam o monitoramento e suporte a colaboradores em dificuldades, por meio de canais de comunicação e análise de dados”, diz Coelho.

  1. Controle de finanças

Com a elevação de custos de uma companhia, exige uma maior responsabilidade da gestão. Desse modo, adotar tecnologias para um controle maior sobre essa questão é fundamental no gerenciamento das recompensas. Logo, utilizar estratégias como plano de aposentadoria e padronização de benefício, auxiliam na atração de talentos e uma melhor compreensão do quadro de colaboradores.

  1. Impacto da IA no trabalho

Com a ascensão da inteligência artificial (IA) e formas tecnológicas dentro do mercado de trabalho, a IA deve manter métodos estratégicos de atuação. Com essa ferramenta, o setor obtém uma maior assertividade na captação de resultados e na avaliação de recrutamento. Logo, é necessário existir um equilíbrio entre eficiência e valorização do capital humano.

Com essas cinco tendências colocadas em prática, o setor de recursos humanos exercerá um pilar central na estruturação de operações sustentáveis nas companhias. “O futuro do trabalho está sendo moldado agora. E além da adaptação, ele exige proatividade. Sairá na frente quem investir em governança, inovação e no desenvolvimento contínuo de talentos”, conclui o vice-presidente.

Quer ficar por dentro de mais assuntos sobre a esfera laboral?

Então acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Leia também

Enquete