Falar mais de um idioma, no mundo atual, é um diferencial na conquista de oportunidades dentro do mercado de trabalho. Por isso, quando existe esse investimento, se torna valioso para colher resultados no decorrer da carreira. Para te ajudar nessa questão, daremos algumas dicas de como realizar um bom currículo em inglês e chamar a atenção dos recrutadores.
O domínio da língua inglesa abre portas para alcançar lugares de maior prestígio e destaque. Em algumas exigências de vagas, empresas buscam fluência comprovada para alcançarem essa posição. Ter esse conhecimento abrirá um leque de oportunidades, desde o trabalho em uma multinacional, como exercer sua função de forma remota em uma organização localizada fora do país.
Segundo dados da pesquisa recente feita pelo British Council, 5% da população brasileira tinha conhecimento no idioma universal, e apenas 1% dominava a língua. Logo, 43% da população mundial poderá ser bilíngue, enquanto menos de 40% falava apenas uma.
Para Marcelo Barros, diretor de Educação do grupo educacional CNA+, detentora da marca CNA Idiomas, uma das principais dicas é colocar a formação acadêmica no início, após o objetivo. Além de utilizar o simple past e present perfect. “Com o domínio do idioma e o currículo em inglês, você abre possibilidades globais, não apenas para trabalho, mas também para estudos e imigração. Com isso, é possível expandir os horizontes e se familiarizar com aspectos culturais nas comunicações profissionais”, destacou.
Desse modo, Barros disponibiliza algumas dicas para melhorar a sua trajetória profissional.
1) Cuide de estrutura e formatação
A formatação e estrutura de um CV é diferente de um modelo em português. Por isso, tenha um documento conciso (duas páginas no máximo - 600 a 700 palavras), com a linguagem clara para passar credibilidade.
Evite palavras não compreendidas no cenário internacional. Geralmente, o currículo deve conter: dados pessoais, experiência profissional, com cargos, nomes das empresas e localização; formação acadêmica, com endereço; competências técnicas, treinamentos ou cursos complementares e certificados.
2) Use verbos de ação
Utilizar verbos em ação auxilia no destaque das suas habilidades e experiência. Eles geram mais impacto e, mesmo em um documento, passa confiança para quem está lendo. Assim, você dará um novo olhar sobre as responsabilidades e conquistas. Alguns exemplos são: led (liderou), organized (organizou), e managed (gerenciou), entre outros.
3) Evite traduções literais
Evitar traduções simultâneas ou o uso de tradutores automáticos pode demonstrar um menor domínio sobre a língua, não causando um impacto significativo nos avaliadores. “Monte seu próprio resume e demonstre sua capacidade em participar do processo de seleção, passando por testes e entrevistas em inglês”, recomenda Marcelo Barros.
4) Evite jargões
Como é um documento oficial para empresas, evitar o uso de jargões será fundamental. Para isso, utilizar uma linguagem direta e objetiva será uma boa prática para ganhar confiabilidade nesta avaliação.
5) Carta de apresentação
O envio de uma carta de apresentação, juntamente com o documento, é valorizado pelos recrutadores. Mostra seu conhecimento, habilidades na escrita e experiências. Além de falar sobre suas vontades, planos e interesses de forma envolvente. Promover a língua em sua jornada será uma escolha assertiva para o seu futuro.
Quer mais dicas?
Então acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!