Escolher uma profissão é um grande desafio para muita gente. Isso porque existe toda uma pressão em prol de ser bem sucedido na área decidida, conciliando com os gostos e preferências pessoais. Todavia, existem algumas dicas valiosas para facilitar esse momento tão importante. Veja conselhos de especialistas!
Paixão pela área é a principal motivação na escolha de carreira
Segundo um levantamento do Nube, 38,43% (2.442) escolheram sua carreira a partir da paixão pela área. Para Dafne Augusto Silva, Analista de Treinamento & Desenvolvimento do Nube, é natural priorizarmos profissões nas quais temos interesse. “Os jovens acreditam em como isso resultará em uma maior realização pessoal e profissional a longo prazo. Quando temos paixão, o trabalho se torna mais satisfatório e menos exaustivo”, afirma.
Além disso, para quem está regularmente matriculado em uma instituição de ensino e tem mais de 16 anos, existem possibilidades promissoras. “Estagiar é uma oportunidade de adentrar o campo e conhecê-lo na prática, isso certamente será o início da construção desse amor”, aconselha.
Com 31,65% (2.011), optaram pela perspectiva de evolução. “A realização envolve ver propósito e também sentir essa evolução ao longo do tempo como profissional e pessoa. Priorizar aquelas capazes de proporcionar essa possibilidade é uma excelente escolha”, indica o especialista. Ademais, quem busca qualificação constante, tende a se adaptar bem às mudanças, desenvolvendo e explorando melhor novas perspectivas. “A satisfação também vem de enxergar significado no dia a dia e da sensação de crescimento”, acrescenta.
Testes de aptidão são valiosos para escolher a profissão
Uma boa dica é optar pelo teste de aptidão. “Utilizar técnicas, ferramentas e testes, ajuda a aprofundar a compreensão do próprio sujeito sobre si, em um entendimento dinâmico, fornecendo dados relevantes e confiáveis na avaliação dos interesses pessoais, cognitivos e profissionais. Isso ajuda a fazer escolhas mais assertivas. Além de economizar investimento de energia, de tempo e financeiro, objetivando e reduzindo significativamente enganos sobre seus reais interesses”, explicou a neuropsicóloga, Dra. Roselene Espírito Santo Wagner.
Ou seja, existe uma enorme bateria de testes realizados sob a supervisão de um psicólogo e o objetivo é realizar o levantamento de informações pessoais, acadêmicas e profissionais, a fim de proporcionar reflexões para auxiliar no processo de Orientação Profissional e de Carreira, com a elaboração e entrega de um laudo final. “Quando obtemos resultados positivos, gerando satisfação e rentabilizando, não sentimos o trabalho como obrigação e sim como uma atividade para agregar valor”, destacou.
3 dicas para escolher sua carreira profissional
Para escolher a sua profissão, considere as suas aptidões, interesses, a situação do mercado de trabalho e a sua formação. Veja algumas dicas:
- Conheça-se:
- Identifique os seus pontos fortes e liste as suas qualidades;
- Pense nas atividades prazerosas para você;
- Compreenda pontos nos quais você não se sente confortável.
- Pesquise:
- Procure as opções de carreira, cargos e salários;
- Considere a procura no mercado de trabalho;
- Avalie as suas opções de educação e formação.
- Converse:
- Fale com profissionais da área;
- Pergunte a amigos quais funções eles te imaginam desempenhando;
- Converse com alguém admirável nessa profissão.
Durante todo esse processo, conte com o Nube! No nosso site, existem diversos cursos gratuitos para você ir aprimorando seus conhecimentos e compreendendo ainda mais sobre si mesmo. Além disso, postamos conteúdos sobre carreira todos os dias, assim você consegue mergulhar no mundo corporativo!
Gostou das dicas? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!