Muitas pessoas buscam novas oportunidades no mercado de trabalho e desejam adquirir boas experiências por onde passam. Logo, nesses momentos de transição, prezar por uma boa integração com o grupo é fundamental para ter um bom rendimento pela nova empresa. Acompanhe, nesta matéria, cinco dicas para te ajudar no início da trajetória profissional em um local diferente.
Com a mudança de ambiente, é necessário estar preparado para encarar uma nova realidade e valorizar o impacto da sua rotina. Possuir uma boa relação com os colegas, gestores e clientes são formas de mostrar um preparo melhor. Logo, manter uma impressão positiva será crucial para a equipe criar um novo olhar sobre o seu desenvolvimento e as relações interpessoais.
Em 2023, de acordo com uma pesquisa do LinkedIn, rede social profissional, 60% dos trabalhadores brasileiros cogitaram mudar de emprego no ano e 20% já iniciavam as buscas por um novo serviço. Segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 54% dos brasileiros planejam trocar de emprego em 2025.
Para o sócio da EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros, Rodrigo Forte, as competências mais valorizadas nesse momento de troca são versatilidade, adaptabilidade e agilidade. Além disso, ele disponibiliza dicas valiosas para esse começo. Acompanhe:
1) Entenda a cultura organizacional
Conheça profundamente a nova companhia e as suas atividades é crucial para compreender qual o seu valor no mercado. Por isso, entender a cultura corporativa, valores, políticas e liderança são auxiliadores no processo inicial de ingressão. Se você vier para exercer um papel de gestão, o estilo da empresa fará você ajustar algumas condutas e comportamentos.
2) Domine o seu cargo
Entender as exigências da empresa será essencial para o seu rendimento. Portanto, fazer reuniões com os supervisores será de extrema importância para alinhar as expectativas e entregas. Nos passos iniciais, ter esses encontros mostrarão se você está caminhando para a direção correta e receberá feedbacks valiosos.
Assim, de acordo com Forte, caso não tenha todas essas competências técnicas e comportamentais exigidas, colabore com o RH ou seu gestor para criar um plano de desenvolvimento individual. “Essas eventuais oportunidades de desenvolvimento são identificadas e medidas ao longo do processo de seleção”, diz o sócio.
3) Integre a sua equipe
Se você assume um papel de gestor, o time precisa estar à altura dos desafios. Todavia, trabalhar para elas se adaptarem ao seu estilo é significativo e isso demanda tempo. Estreitar laços também pode ser algo vantajoso a se fazer, aproximar-se, manter conversas e demonstrar ajuda será um grande passo para colher resultados e ter um clima harmonioso.
4) Tenha recursos necessários
Após analisar as expectativas da corporação, verifique se você possui os recursos suficientes, como: tecnologia, orçamento, recursos humanos e entre outros fatores essenciais para as entregas serem realizadas. Lembre-se, você pode fazer mais com menos, porém a escassez não é uma caminho nada saudável.
5) Mostre o seu valor
Você deve mostrar resultados em médio a longo prazo, porém divulgá-los em um tempo menor trará benefícios a companhia e a sua credibilidade pessoal. Logo, saber a melhor forma de fazer as tarefas será um diferencial para os seus próximos passos.
Ao trabalhar esses aspectos, cria a possibilidade de uma integração total na companhia ou equipe. “A partir daí, a movimentação será boa para ambas as partes. Além disso, eleger um mentor interno, além do seu superior, para acompanhar todo esse processo, pode ser uma ajuda positiva”, aconselha Forte.
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