Em um mundo de rápidas transformações, onde inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT) ganham espaço, a criatividade emerge como uma das competências mais essenciais para o sucesso. Com a crescente digitalização, automação e mudanças aceleradas nos modelos de negócios, a capacidade de pensar de maneira inovadora e encontrar soluções diferentes se tornou um diferencial indispensável para qualquer profissional.
Criatividade no mercado de trabalho
Além de uma competência, essa área revela grandes oportunidades. De acordo com dados coletados pelo Observatório da Fundação Itaú e divulgados em 2024, houve um aumento de 4% em relação a 2022 nas oportunidades para o setor criativo. O setor obteve um crescimento constante, criando 577 mil postos de trabalho, duplicando o saldo de 2023 de 287 mil, são cerca de 7,8 milhões de pessoas empregadas.
Para esse ano, as profissões de destaque exigirão além dos conhecimentos técnicos e habilidades operacionais. Aqui, a liderança também precisará doar esforços consideráveis. Segundo Hélcio Lenz, Managing Director da Körber Supply Chain Software na América Latina, a gestão criativa e a inovação andam lado a lado. “Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma cultura de inovação é composta por 8 pilares. São eles: oportunidades, ideação, desenvolvimento, execução, avaliação, cultura organizacional e recursos”, comentou Lenz.
3 dicas para evoluir sua criatividade
Embora essa maestria seja associada a um talento inato, é possível desenvolvê-la e aprimorar com o tempo. Sendo assim, aqui estão algumas dicas práticas para evoluir sua criatividade e transformá-la em uma competência valiosa:
1. Pratique o pensamento divergente
Basicamente, o pensamento divergente é a capacidade de gerar várias ideias e soluções a partir de um único ponto de partida. Para turbiná-lo, busque sempre alternativas diferentes para resolver problemas. Em vez de se contentar com a primeira solução, explore várias possibilidades.
De forma geral, isso pode incluir brainstorming, mapas mentais ou até mesmo a troca de ideias com colegas de diferentes áreas de atuação. Segundo Benito Berretta, Managing Director da Hyper Island Américas, a técnica da inversão de suposições é uma boa opção. "Esse método incentiva a examinar e reformular suposições, ao mesmo tempo permite libertar-se dos pontos de vista tradicionais para promover o pensamento inovador”, explica.
2. Esteja aberto ao novo
A inovação muitas vezes surge do desconhecido. Logo, profissionais criativos estão dispostos a aprender coisas novas e a desafiar suas próprias crenças e limitações. Para isso, invista em cursos, leia livros variados, faça networking com pessoas de culturas distintas e áreas de especialização. Além disso, participe de eventos e palestras para estimular novas perspectivas.
3. Crie uma rotina de experimentação
A criatividade floresce em ambientes nos quais a experimentação e a falha não são vistas como fracassos, mas como oportunidades de aprendizado. Sendo assim, crie uma rotina de teste e prototipagem, na qual haja experimentações de novas ideias sem medo de cometer erros.
Enfim, também cultive a curiosidade. Afinal, ela é um motor de criatividade. Para isso, questione, explore novos campos e saia da zona de conforto. Nunca pare de se perguntar o “por que” e nem mesmo o “como”, pois profissionais criativos estão sempre em busca de entender e conhecer o desconhecido.
Gostou das dicas? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!