Hoje, o mundo possui uma infinidade de livros clássicos, com milhares de cópias esperando para serem lidas. As bibliotecas são de grande importância para fazer uma ligação entre as obras e o ser humano. Acompanhe, nesta matéria, como alguns escritos podem auxiliar na sua caminhada profissional.
“A metamorfose”, de Franz Kafka
Esse livro é considerado um clássico do mundo literário, o autor busca trazer elementos fantasiosos e uma história intrigante para prender o leitor. O objetivo é mostrar as perspectivas das pessoas, quando o protagonista aparece de uma outra forma. O desenrolar da história é fundamental para o livro se manter provocante.
A obra dá início a mudança de corpo do caixeiro-viajante Gregor Samsa. Ao acordar, ele se dá conta de estar no corpo de um enorme inseto e percebe um ambiente de mudança não apenas em sua vida, mas no mundo. Enquanto luta para se manter vivo, Gregor reflete sobre o comportamento de sua família mediante a essa nova realidade.
“Dom Casmurro”, de Machado de Assis
Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira e um dos livros mais conhecidos do autor Machado de Assis. Na obra, o narrador Bento Santiago revive a infância na Rua Matacavalos, onde cresceu, e conta a história de amor e aventuras naquele local.
O protagonista vive um romance misterioso com Capitu, uma das personagens mais intrigantes dos livros brasileiros. Ao decorrer das páginas, é revelado um romance de um homem perturbado pelos ciúmes e suas reações com um acontecimento de um possível adultério por parte da mulher. Assim, pode ser uma das maiores polêmicas da literatura.
“O menino no espelho”, de Fernando Sabino
“O menino no espelho” é um romance infanto-juvenil do autor Fernando Sabino, a obra foi adaptada para as telas do cinema, ganhando bastante público. O protagonista Fernando, sendo o próprio autor, revive as suas fantasias e aventuras de quando era criança.
A ideia da obra é reviver o garoto dentro de nós. Ideias, pensamentos, alegria e tudo para manter o mundo de forma leve e feliz. O livro é um clássico da literatura nacional e fez diversas gerações se sentirem crianças novamente.
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
O autor francês escreveu uma dos clássicos mais admirados da literatura mundial, “O pequeno príncipe” se fez presente em diversas gerações. Até hoje, ele é consumido assiduamente. É recomendado para todos os públicos, sendo uma obra atemporal com metáforas pertinentes e aprendizados sobre diversos pensamentos.
Um piloto cai com seu avião no deserto do Saara e encontra um pequeno príncipe. Ele o chama para uma aventura filosófica e poética pelos planetas, assim encerra a solidão humana. É um livro para se envolver com a história e mergulhar nas fantasias.
“1984”, George Orwell
Winston vive em uma sociedade onde é completamente dominada pelo estado e tudo é feito coletivamente, porém, cada um vive sozinho. Ninguém passa despercebido pela vigilância do Grande Irmão, sendo a personificação de um poder cruel e infinito.
Com o passar do tempo, o personagem vive uma realidade furtiva, em meio a uma tremenda ditadura. Esse livro mostra o quanto um poder pode influenciar na vida das pessoas e de quais formas isso atinge o pensamento sobre uma sociedade. Com essa história encantadora, a obra de Orwell é vista como um dos maiores clássicos modernos.
Além dessas obras, quais livros você recomenda?
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!