Traçar metas para um novo ano já faz parte das tradições da virada. Essa é uma estratégia inteligente para prever mudanças na vida pessoal e profissional. Especialmente no campo corporativo, essa ação é de grande valor para elevar o potencial da carreira. Então veja, nesta matéria, como definir esse objetivo e, de fato, colocá-los em prática.
As pessoas realmente planejam o próximo ano?
De acordo com uma análise da Qualibest, em 2024, 69% das pessoas realizaram um planejamento particular. Além disso, a mesma pesquisa mostrou em quais áreas os brasileiros focaram: trabalho (73%), finanças (64%), família (55%), saúde (50%), lazer (44%) e educação (36%).
Mariana Rodrigues Pereira, estrategista de crescimento de receita na Portão 3, vê esse passo como de suma importância. “Uma grande vantagem desse processo é, justamente, você ter a clareza do seu foco e para onde você vai direcionar a sua energia no próximo ano”, reforça a especialista.
Quando começar a planejar as metas de 2025?
Não existe uma data exata para isso. Contudo, prepará-las antes do dia primeiro de janeiro pode ser um incentivo para cumprir com seus objetivos ao longo dos próximos meses. Ter mais tempo reduz a pressão sobre o planejamento.
Como estruturar metas profissionais
Para Mariana, uma boa estruturação vai além dos objetivos anuais. “Acima das metas para o longo do ano, estão as metas diárias, semanais e mensais. Sem o cumprimento dessas, é impossível alcançar de fato o propósito desejado. Ter a ciência sobre quais passos precisam ser feitos cotidianamente é essencial. Ao passar do tempo, também é imprescindível fazer ajustes nos planos ou uma mudança de prioridades. Porém, o mais importante é não perder o foco aquilo definido inicialmente”, orienta.
Nesse sentido, usar o autoconhecimento é fundamental. Comece por uma reflexão sobre quais aspectos você deseja alcançar em sua carreira, como por exemplo uma promoção, curso, evento o qual gostaria de participar, entre outros aspectos. Depois, avalie a possibilidade de realizar isso. Tenha cuidado para não definir desejos impossíveis. Em seguida, divida em pequenas etapas para tornar o processo mais simples, como explicou a representante da Portão 3.
Não desistir também deve ser uma meta alcançada
“Só escrever os objetivos e guardar na gaveta não vai te levar a lugar nenhum”, diz a Paula Mota, professora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera. Porém, deixá-los lá pode ser comum quando estamos desmotivados. “Tenha alvos menores e crie uma rotina de verificação para eles, pois isso mostra o seu progresso. Celebre a cada meta atingida, comemore para se manter empolgado e firme no planejamento”, aconselha a especialista.
O que fazer quando alguma meta dá errado?
Os imprevistos são certeiros no meio do caminho. Então, Paula mostra como lidar com essa situação. Confira:
Reavalie a sua meta: análise o seu propósito, isso pode estar exigindo demais de você e, talvez, seja necessário flexibilizá-lo;
Busque apoio: dívida, reclame, fale com seus amigos e pessoas de confiança. Isso ajuda a diminuir a sensação de estresse;
Lembre do seu objetivo final: sempre relembre o porquê você estipulou isso como algo a ser alcançado e as dificuldades fazem parte do desafio.
Gostou das dicas? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!