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Mercado de trabalho: saiba lidar com pessoas difíceis  

Notícia | 12/12/2024

Laura Pereira

Ao longo da jornada profissional, é comum encontrar profissionais difíceis de lidar. Afinal, compartilhar o escritório com os colegas de trabalho pode ser uma “bênção”, mas também uma “maldição”, tanto para estagiários, aprendizes ou efetivos. Nesse cenário, focar nas soft skills é a primeira estratégia. Assim, você consegue aprimorar suas competências comportamentais e inteligência emocional para “sair por cima”. Por isso, veja dicas e estratégias de especialistas. 

O respeito é a melhor escolha, mesmo sem gostar

Segundo um estudo do Nube, com a participação de cerca de 6 mil jovens, 62,05% (3.912) tratariam com respeito, mesmo sem gostar do sujeito. De maneira geral, essa é a melhor ideia, pois foca na inteligência emocional. 

De acordo com a palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, essa habilidade reflete a capacidade de controlar suas emoções em situações complexas, incluindo as relações pessoais. “Na prática, significa evitar reações explosivas e ser racional ao lidar com uma situação”, explica. 

Sendo assim, avalie onde esse desconforto com o indivíduo começou para buscar resolver a situação. Caso não seja viável, é importante contar com o apoio de quem também compartilha dessa percepção. Porém, ampliar os pontos de vista é um grande facilitador para esse processo. Isso porque a convivência impacta diretamente na produtividade do time e manter a harmonia é um dos caminhos mais eficazes para o sucesso individual e coletivo. 

Olhar para o outro também é uma boa estratégia

Ainda conforme a pesquisa, com 33,81% (2.132) dos votos, entender o ponto de vista e porque as pessoas agem assim aparece como a segunda alternativa. Compreender os motivos dessa conduta difícil é uma prática muito bem-vinda nesse contexto. William Ury, cofundador do Método Harvard de Negociação, em seu livro ‘Como Chegar ao Sim’ exemplifica a importância de separar a pessoa do problema para alcançar o equilíbrio no processo de negociação. 

Portanto, usar o diálogo e a abordagem humana possibilita uma maior proximidade entre os membros. Assim, torna-se mais fácil compreender os estímulos para desencadear tais atitudes e, consequentemente, aumentam-se as chances de uma resolução eficaz. 

Dicas para conviver com pessoas difíceis no trabalho

Por fim, utilizar as habilidades presentes na inteligência interpessoal é uma estratégia eficaz para conviver em harmonia com pessoas difíceis. Segundo a especialista em comportamento humano, Gisele Hedler, a inteligência emocional não trata apenas de competências técnicas, mas é uma ferramenta poderosa para influenciar positivamente a colaboração, a liderança e o crescimento individual, além de impactar positivamente em relacionamentos.

Ademais, explorando o conceito de inteligências múltiplas por Howard Gardner (1975) e enfatizado nos pilares da Inteligência Emocional por Daniel Goleman (1995), responder adequadamente aos temperamentos, palavras e ações dos outros, por meio da empatia, facilita as interações. “Em um relacionamento, seja amoroso, profissional ou até mesmo de amizade, precisamos agregar a ele resultados, e não ser apenas um ‘sangue-suga’, o qual sempre espera receber dos outros, mas nunca está disposto a doar”, pontua a especialista.   

Portanto, busque entender como cada ser humano é único e vive uma infinidade de realidades diferentes. Esse é o primeiro passo para ampliar a resiliência necessária para a construção e manutenção dos relacionamentos. Ser flexível e estar aberto a ajustes para a melhoria do ambiente e das relações de trabalho é essencial. No entanto, é importante estabelecer limites claros sobre quais interações você tolera e aceita no seu dia a dia. 

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