Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-desenvolver-soft-skills-em-2025-confira-3-dicas-agora

Como desenvolver soft skills em 2025? Confira 3 dicas agora!  

Notícia | 05/12/2024

Laura Pereira

De acordo com uma pesquisa do Nube - Estagiários e Aprendizes, mais de 34%, dos mais de 21 mil respondentes, não conhecem as soft skills. As conhecidas competências emocionais são capazes de revolucionar a maneira como estagiários, aprendizes e efetivos se comportam no mercado. Para os candidatos às oportunidades, é indispensável levar esse assunto à sério, principalmente em 2025. 

Quais habilidades entram na lista das soft skills

Esse termo refere-se à forma como nos comunicamos, colaboramos e gerenciamos emoções. Em suma, englobam competências como empatia, trabalho em equipe, adaptabilidade e gestão de tempo. Ao contrário das hard skills, específicas de uma profissão, elas são mais abrangentes e geralmente aplicáveis a diversas áreas.

Cada dia fica mais claro, as habilidades técnicas são fundamentais, mas as soft skills farão a diferença no futuro. Por isso, comunicação, resiliência, pensamento crítico, liderança, inteligência emocional e a capacidade de resolver problemas complexos serão essenciais para quem quer não apenas sobreviver, mas prosperar. 

Comunicação é a chave das soft skills  

Conforme a pesquisa do Nube, cerca de 41% dos votantes já pesquisaram e perceberam o quanto as soft skills são fundamentais para a carreira. Entretanto, aproximadamente 59% dos respondentes estão em busca de entender esse assunto. Há mais de ano como holofote nas temáticas, as habilidades socioemocionais se comprovam como cruciais para uma boa evolução profissional. 

De acordo com Bianca Leal, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, a comunicação é uma das chaves. “O relacionamento é a base para desenvolver as habilidades comportamentais”, afirma. “Muitas pessoas acabam sendo tímidas e tendo vergonha para agir, não sabem muito bem como falar, por exemplo. Porém, para se sentir mais confiante, é preciso treinar”, explica.  

Uma boa dica é começar apresentando suas ideias para aquelas pessoas de confiança, quem esteja ao seu lado, sejam os colegas de trabalho ou familiares. “Praticar é fundamental, principalmente para quem está começando agora na carreira”, comenta Bianca. 

Outra recomendação para mandar cada vez melhor é se gravar falando, como em frente ao espelho. Assim, você consegue ver, como se fosse por uma terceira pessoa, sua forma de agir e se movimentar. Afinal, a comunicação não verbal também é imprescindível para se fazer ser entendido. 

Dicas práticas para melhorar suas soft skills

É necessário destacar: o desenvolvimento de soft skills é um processo contínuo e pode ser realizado por meio de várias estratégias. Por isso, Bianca lista algumas dicas. Veja: 

1) Autoconhecimento: entender suas próprias emoções e comportamentos precisa ser um dos primeiros passos. Busque refletir sobre suas experiências e pedir feedback quando possível.

2) Treinamentos e workshops: participar de cursos e oficinas focados em habilidades interpessoais é capaz de proporcionar ferramentas e técnicas indispensáveis. 

3) Networking: interagir com diferentes pessoas, de campos e situações diversas, auxilia a aprimorar as maestrias sociais. Nesse sentido, comparecer a grupos de interesse, conferências e eventos são boas oportunidades.

4) Prática diária: incorporar a prática no cotidiano é fundamental. Isso pode incluir oferecer ajuda, envolver-se ativamente em discussões em equipe ou buscar soluções criativas para desafios no trabalho.

5) Mentoria: trabalhar com um mentor fornece orientações personalizadas e aponta as áreas de melhoria. Aqui, encontre algum profissional alinhado ao seu perfil e onde você quer chegar. 

Há mais de 25 anos no mercado, o Nube é especialista em recrutamento e seleção. Por isso, está sempre explorando o universo dos Recursos Humanos, percebendo tendências e necessidades. Aqui, as soft skills se mostram como uma constância. Por isso, todo profissional precisa ficar por dentro. 

Fonte: Bianca Leal, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube

Serviço: Como desenvolver soft skills? Confira 3 dicas agora! 

Compartilhe

Leia também