A conclusão do curso superior pode trazer um alívio e, ao mesmo tempo, uma nova preocupação, como entrar no mercado de trabalho? Esse medo é comum entre os estudantes. Contudo, existem maneiras de contornar essa situação e encontrar uma oportunidade! Então veja, nesta matéria, maneiras de conquistar um emprego sendo recém formado.
O medo de se formar sem um emprego na área atinge muitas pessoas
O Nube - Estagiários e Aprendizes realizou uma pesquisa sobre o assunto com cerca de 17 mil respondentes. Entre eles, a maioria (60%) tinha esse receio devido à alta competitividade do mercado e os cargos com cada vez mais exigências. Já uma outra parcela (29%) não se preocupavam com isso, pois estavam sempre com o currículo atualizado ou às vagas para o seu segmento deveriam aumentar. Por fim, 11% aceitariam qualquer função para não ficar sem trabalho.
O estágio é uma maneira de garantir um emprego durante a graduação
O estágio é uma iniciativa governamental, promovida pelas instituições de ensino e as empresas para profissionalizar os estudantes. A oportunidade, exclusiva para os discentes, os conecta com a rotina prática da sua área de formação, com o acompanhamento de um gestor. Além do conhecimento, é possível receber alguns benefícios, como a bolsa-auxílio.
Dessa maneira, o cargo é visto como a chance de garantir a empregabilidade mesmo antes de pegar o diploma. “Ao se tornar estagiário, o aluno ganha a experiência exigida no meio corporativo. No entanto, nem sempre ele precisa competir com os demais candidatos em busca de uma chance, pois ele pode ser efetivado antes de acabar o contrato”, complementa o presidente do Nube, Seme Arone Junior.
10 dicas de como conquistar um emprego pós formação
Para quem ainda está em busca de um espaço para brilhar, Luciana Lima, especialista em liderança e gestão de pessoas, deixa 10 orientações. Confira:
1. Reconheça seu valor
Lembre-se: o mercado de trabalho flutua e a demanda por mão de obra varia entre setores. Então, não desanime com a situação econômica. "Ninguém começa do zero na vida. Mesmo sem a experiência profissional exata exigida, você possui habilidades e a serem destacadas no seu currículo. Como por exemplo, voluntariado, intercâmbio, atividades em clubes ou grupos e, até mesmo, hobbies podem desenvolver competências valiosas. É importante refletir sobre os aprendizados e os resultados obtidos nessas atividades, pois isso pode fazer toda a diferença no processo seletivo", destaca Luciana.
2. Defina seus objetivos
Antes de se candidatar a qualquer posição, reflita sobre suas habilidades e quais aspectos realmente deseja em um emprego. "Seu primeiro emprego não define toda a sua carreira, mas pode ser um importante passo inicial," aconselha a especialista.
3. Expanda sua rede de contatos
O Networking é fundamental. Conecte-se com profissionais da área de seu interesse e peça conselhos e informações sobre o setor. "Use plataformas como LinkedIn para construir uma rede sólida e ativa," sugere Luciana.
4. Não tema as lacunas no currículo
Se houver um período entre sua graduação e o emprego, utilize essa lacuna de forma produtiva. "Enquadre esse tempo como uma fase de desenvolvimento pessoal e profissional," recomenda.
5. Mantenha-se atualizado
Acompanhe as tendências e notícias do segmento de seu interesse. "Demonstre aos empregadores engajamento e atualização com o mercado," afirma Luciana.
6. Participe de cursos e workshops
Invista em cursos on-line e workshops para aprimorar seu currículo. "Isso mostra iniciativa e compromisso com seu desenvolvimento," comenta.
7. Faça voluntariado
O trabalho voluntário pode ser uma excelente forma de ganhar experiência e demonstrar suas capacidades. "Além de enriquecer seu perfil, você contribui para a sociedade,"diz.
8. Personalize seu currículo
Adapte o documento para cada vaga. "Mostre aos selecionadores como você é a pessoa certa para a posição específica," sugere Luciana.
9. Prepare-se para entrevistas
Pesquise sobre a empresa e pratique suas respostas para perguntas comuns de entrevistas. "Esse cuidado é a chave para uma conversa bem-sucedida," afirma.
10. Seja resiliente e persistente
A busca pelo emprego pode ser longa e desafiadora, mas não desanime. "Fique motivado e continue se esforçando. Receber um retorno negativo não significa incompetência. Afinal, você não tem controle sobre todos os aspectos de um processo seletivo. Isso faz parte da jornada, então foque em como você reage a esses desafios. A persistência é a chave para o sucesso," conclui Luciana.
Gostou das dicas? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!