Livros: inteligência emocional para melhorar as suas relações
GDC - Tenha o equilíbrio para manter o mental fortalecido em situações da vida
Saber controlar as emoções no mercado de trabalho é uma virtude, porém não é uma tarefa fácil. No ambiente laboral é exigida entrega, responsabilidade, foco e disciplina. Por isso, a cada dia há a necessidade de se manter bem mentalmente para realizar as suas atribuições exigidas pela corporação. Dessa forma, indicaremos quatro livros para te ajudar a fortalecer sua inteligência emocional no âmbito corporativo.
“Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente”, de Daniel Goleman
Nesta obra, o autor destaca a importância de trabalhar as duas inteligências, a racional e a emocional, e explica a atuação delas para moldar o destino. A mensagem aborda sobre a incapacidade do indivíduo em não saber lidar com as emoções e como isso pode afetar a vida, acabando com carreiras promissoras e destruindo trajetórias.
O impacto dessa publicação em seu lançamento foi muito forte, por um longo tempo ainda molda as práticas da educação e o mundo dos negócios. Goleman descreve as cinco habilidades-chave do tema central do livro e como elas determinam o sucesso nos relacionamentos, seja no meio empresarial ou no bem estar físico.
“Mindset: a nova psicologia do sucesso”, de Carol S. Dweck
A professora de psicologia da Universidade de Stanford, desenvolveu, ao longo dos anos, uma pesquisa mental sobre como encarar a vida, o “mindset”. Ele é crucial para o sucesso, porém não é apenas um traço de personalidade, mas o fator determinante do porque somos otimistas ou pessimistas em situações da vida.
No decorrer da obra, a autora descreve as influências e como ele é visto na rotina do indivíduo. Demonstra a forma de trabalho e as relações interpessoais, sendo com os colegas de equipe, amigos e família. É um fator determinante para todo o potencial ser explorado.
“Agilidade Emocional: liberte-se, abrace a mudança e prospere no trabalho e na vida”, de Susan David
A psicóloga e consultora, Susan David, traz nessa obra, perspectivas diferentes de pessoas ágeis emocionalmente com relação a quem deixa as emoções ditarem o ritmo da vida. Quando algumas preocupações chegam, como exemplo “como irei resolver essa situação no trabalho?” ou “eu não passo tempo suficiente com minha família” são necessárias ações próprias e saber as melhores formas de reverter as situações.
Conforme a autora, as pessoas mais felizes possuem o mesmo estresse e retrocesso como qualquer outra. Porém, sabem libertar-se de padrões inúteis de pensamento e comportamento. Assim, a agilidade emocional ajuda a ligar de forma positiva os seus sentimentos e agir de acordo com os seus valores mais profundos.
“Inteligência positiva”, de Shirzad Chamine
O livro representa como o equilíbrio emocional é determinante para melhorar os aspectos da vida pessoal e profissional. O autor traz a ideia da mente humana ser a maior amiga do indivíduo, porém também é sua pior inimiga. A ideia da inteligência positiva é partir do tempo na qual a mente atua como aliada e não sabotadora, ou seja, auxiliando a combater os sentimentos ruins.
Essa premissa, também descrita na obra, ajuda o leitor a equilibrar a vida pessoal e o trabalho, seja na construção de equipes mais eficazes, resolução de problemas complexos, descoberta de propósitos para vida, gerenciamento de estresse e entre outras questões das quais o ser humano é fortemente atingido.
Acesse nosso site e acompanhe outras indicações para você alavancar sua carreira profissional!
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!