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A conexão entre gerações é essencial 

Notícia | 14/06/2024

Ana Clara Lima

Conforme relatório da McKinsey, a estimativa é de, até 2025, a Geração Z compreender aproximadamente 25% da força de trabalho global. Paralelamente a esse fenômeno, uma pesquisa do Harvard Business Review indica como o envelhecimento populacional aproxima-se  rapidamente. Até 2034, em quase todas as regiões do mundo, a previsão é os adultos com mais de 65 anos superarem os com menos de 18 anos. Sendo assim, entenda como esse novo contexto pode transformar a realidade dos jovens aprendizes e estagiários.

Os desafios e vantagens dos times multigeracionais

O aumento da presença de trabalhadores mais jovens tem se destacado como uma questão relevante para as companhias, ressaltando as diferenças entre as várias idades no convívio diário. Os quadros multigeracionais, impulsionados pela mudança demográfica, apresentam desafios e oportunidades para as entidades. Cada grupo possui suas próprias perspectivas e abordagens em relação ao serviço, podendo resultar em dificuldades de colaboração e até mesmo em um menor nível de engajamento.

Essa dinâmica realça a necessidade de reconhecer e promover a diversidade geracional, além de incentivar uma interação produtiva entre os integrantes do time. “Com o objetivo de promover uma troca mais produtiva e envolver os colaboradores, algumas organizações passaram a adotar estratégias para estimular a autonomia e a partilha de conhecimento no ambiente corporativo, visando reduzir o ‘distanciamento’ e criar um ambiente mais propício para interações”, comenta Alexandre Cunha, CEO da ZBRA. 

Como incluir a geração Z no mercado?

Quando o assunto é incluir talentos da Geração Z, as empresas precisam adotar uma conduta estratégica para garantir a atração dos melhores candidatos e fortalecer sua reputação como empregadores de destaque. Nesse contexto, elencamos quatro dicas para estimular um clima organizacional positivo e gerar resultados nas entidades. Veja!

1. Preze pela transparência: desde o início do processo seletivo, as firmas devem ser claras sobre seus valores, cultura local, expectativas de benefícios oferecidos aos funcionários. A transparência desempenha um papel fundamental na construção de uma relação de confiança com os mais jovens.

2. Conte com os recursos digitais: com a ascensão do home office depois da pandemia, os empregadores passaram a contar ainda mais com os serviços dos agentes de integração. Agora, ficou ainda mais fácil ampliar o banco de dados com candidatos de todas as regiões do país. “As empresas devem utilizar plataformas on-line para a oferta de vagas, entrevistas por vídeo e outras ferramentas tecnológicas para simplificar o processo e aumentar a acessibilidade para os candidatos”, pontua Claudia Bouman, sócia da Percepta Reputação Empresarial.

3. Foque na flexibilização do trabalho: essa é uma tendência cada vez mais presente nas organizações modernas, visando adaptar-se às necessidades dos colaboradores e às demandas mercadológicas. Ao permitir horários flexíveis, home office e outras formas de ajustar a jornada laboral, as instituições não somente promovem um ambiente mais inclusivo e equilibrado, assim como potencializam a produtividade e a satisfação coletiva. 

4. Disponibilize feedback: geralmente, essas são pessoas em início de carreira e estão em busca de uma inserção no ramo de estudo. Por isso, as devolutivas fazem a diferença na sua evolução pessoal e profissional. “O feedback regular e construtivo demonstra respeito pelo tempo e esforço investidos pelos candidatos e ajuda a fortalecer a reputação da empresa como empregadora responsável”, reforça Claudia. 

Por fim, é interessante destacar como esse grupo, ao sentir-se genuinamente ligado à corporação, tende a promover sua visibilidade de forma espontânea. Como nativos digitais, os membros estão imersos nas redes sociais e em outras plataformas digitais. Logo, utilizam esses meios para compartilhar suas experiências com marcas, sendo influenciados pelas opiniões de seus colegas ao formar suas próprias percepções sobre a reputação laboral.

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