Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-o-programa-de-jovem-aprendiz-contribui-para-a-carreira

Como o programa de jovem aprendiz contribui para a carreira?  

Notícia | 15/04/2024

Larissa Almeida

Iniciar no mercado de trabalho é um desafio e tanto! Você está nessa etapa e não sabe como dar os primeiros passos? Fique tranquilo. O programa de aprendizagem é uma posição de grande apoio aos jovens sem experiência profissional. Ele é visto como uma porta de entrada para uma carreira promissora. Afinal, as organizações entendem o seu nível de conhecimento e colaboram para aprimorá-lo. Então veja, nesta matéria, as vantagens de candidatar-se nessas vagas! 

O que são as vagas de aprendizagem? 

As vagas de jovem aprendiz são um projeto legal, estabelecido e regulamentado pela norma n° 10.097/2000. O objetivo é estimular a contratação de pessoas desenvolvendo a sua trajetória profissional, principalmente entre médias e grandes empresas. Assim, a porcentagem desses colaboradores deve ser de 5% a 15% do quadro. 

Roberta Teixeira, Analista Educacional do Saber - Instituto Brasileiro de Aprendizagem, explica o propósito do programa na formação da juventude. “Ele visa a inclusão no cotidiano corporativo, bem como, o aprimoramento de suas potencialidades enquanto "competências, habilidades e conhecimentos", para realizarem as melhores "ações". Assim, tornando-se capazes de permanecer crescendo nesse meio”, argumenta a especialista.

Tenho 14 anos, posso ser jovem aprendiz? Entenda o perfil dos candidatos! 

De acordo com a Lei, para ser um jovem aprendiz, primeiro é preciso estar dentro da faixa etária dos 14 aos 24 anos incompletos. Outra exigência é a matrícula estudantil. Quem ainda está no ensino fundamental ou médio, deve, obrigatoriamente, apresentar um bom desempenho na instituição. Os já formados nesse estudo de base, necessitam do seu certificado de conclusão e do histórico para entrar na companhia. 

Aos discentes universitários com idade compatível, também podem se inscrever sem nenhum problema! Afinal, muitos ingressam no nível superior com rapidez e sem contato com o dia a dia laboral. “Muitas vezes, ele é a primeira ou única porta para o indivíduo iniciante se desenvolver enquanto trabalhador”, complementa Roberta. 

Qual  é a rotina de um jovem aprendiz? Como funciona o dia de curso? 

O cargo tem as suas diferenças, quando comparado com outras modalidades presentes no universo corporativo. Com o intuito de contribuir com a evolução do seu colaborador e não inferir nos estudos, a carga horária é reduzida. Dessa maneira, os funcionários podem trabalhar até no máximo seis horas diárias e 30h semanais. Também não é possível ficar depois do horário para terminar aquela tarefa! É expressamente proibido a execução de uma jornada extra. 

Outra exclusividade do contrato é o vínculo com uma entidade formadora, como o Saber. É necessário ir uma vez por semana para fazer atividades em uma unidade para aprender conteúdos teóricos relacionados com a atuação na instituição. “O conteúdo trabalhado nos treinamentos visam potencializar competências e habilidades específicas de forma crítica e consciente, com reflexões. Aplicamos também temas como ética, saúde e bem estar, pluralidade cultural e cidadania, entre outros. As dinâmicas da sala são ativas, onde o mediador interage com os talentos, valorizam as suas experiências e falas, incentivando o espírito questionador e pesquisador”, conta a representante do Saber. 

Kailan Souza, aprendiz administrativo, ingressou na vaga com 17 anos e conta sobre o ganho de conhecimento. “Tenho aprendido diversas técnicas relevantes, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, organização e sendo de responsabilidade. Além disso, os cursos e treinamentos oferecidos têm contribuído significativamente para o meu crescimento”, revela. 

Quais são os direitos do jovem aprendiz? 

É fundamental frisar os outros ganhos de quem está presente nessa posição, além da bagagem mercadológica, o contrato dá direito aos seguintes recursos:  

No entanto, a norma prevê também, alguns incentivos fiscais para a corporação, a fim de tornar o benefício desse acordo mútuo: 

  • Contribuição de apenas 2% do FGTS;
  • Isenção do aviso prévio remunerado;
  • Desobrigação do pagamento de multa rescisória.

Por fim, Souza diz como participar desse processo é vantajoso para expandir as suas possibilidades. “Ele pode, sim, abrir portas para o futuro, por causa das experiências adquiridas ao longo do projeto”, finaliza. 

Gostou das dicas? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete