Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-desenvolver-minha-inteligencia-emocional

Como desenvolver minha inteligência emocional?  

Notícia | 11/04/2024

Laura Pereira

De acordo com o "Future of Jobs Report", divulgado em maio de 2023 pelo World Economic Forum, a inteligência emocional é uma das maestrias mais indispensáveis para serem desenvolvidas pelos estagiários, aprendizes e efetivos. Nesse sentido, focar em aprimorar essa competência deixou de ser optativo para se tornar crucial. Sendo assim, fique por dentro do assunto e descubra dicas valiosas. 

Por que focar na inteligência emocional?

Segundo Madalena Feliciano, consultora executiva e CEO de três empresas: Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, essa aptidão está diretamente relacionada com o rendimento no meio corporativo. “Em um mundo profissional cada vez mais competitivo, a produtividade tornou-se o pilar central do sucesso. No entanto, muitas vezes negligenciamos um fator crucial: a nossa inteligência emocional. Ela não se limita apenas a dominar técnicas, na verdade, é o componente secreto para impulsionar a eficiência e o êxito no trabalho”, comenta. 

Dessa forma, é uma super maestria. “Essa habilidade nos permite compreender e gerenciar nossas próprias emoções e as dos outros. Em essência, atua como uma bússola para nos guiar na navegação de situações estressantes, facilita a comunicação com colegas, a expressão de ideias e a adaptação a mudanças”, explica. 

Dicas para desenvolver sua inteligência emocional 

Para quem quer aprimorar essa competência e sair na frente, Bruno Adriano, vendedor há mais de 22 anos, trainer em programação neurolinguística e autor do livro “A jornada da felicidade”, separou alguns pilares da inteligência emocional. Confira: 

infográfico contendo três dicas para aprimorar a inteligência emocional

1) Foque em autoconhecimento e autoconsciência emocional:

Uma coisa é certa: o autoconhecimento é o processo responsável por identificar padrões de pensamentos, hábitos e emoções muito individuais. A partir disso, o indivíduo consegue melhorar suas respostas comportamentais, decisões, aumentar sua resiliência e seu desempenho nos resultados esperados. “Quando não há inimigos dentro, os inimigos de fora não podem fazer nenhum mal”, ressalta o vendedor. 

Por isso, grandes chefes conhecem e compreendem suas forças e fraquezas, se comportam com humildade e assim lidam com os desafios de maneira mais eficiente. Isso tudo sem deixar as suas sensações atrapalharem o seu posicionamento ou escolha, essencialmente levando todos os fatores em conta. 

2) Invista em autogestão emocional: 

Em linhas gerais, a autogestão emocional é o processo de administrar seus sentidos, conhecendo e reconhecendo cada pensamento, estado, conduta e resultado. Assim, ao escolher de forma consciente, o caminho desejado se alinha. Por isso, os gestores precisam se gerenciar, principalmente nos momentos de estresse, pressão por resultados e também mediante alguma solução de problema ou erro.

3) Estimule a empatia tanto em si quanto no time: 

Esse tópico é fundamental! Ouvir os staffs, ajudar os membros a se desenvolverem, perceber como estão e os acontecimentos no mundo de cada um, são pontos vitais no conceito da empatia. “Respeitar, compreender e admirar fazem parte da tríade dessa conceituação, sendo uma ferramenta comportamental para te ajudar a entender mais as posições perceptivas de cada ser humano ao seu entorno”, comenta Adriano. 

Dessa maneira, praticar essa aptidão é se colocar no lugar dos liderados para inspirá-los. Além disso, nada tem tanto efeito quanto o exemplo, portanto, ter uma escuta ativa e uma responsabilidade sobre as circunstâncias também são estratégias bem sucedidas. Outro aspecto indispensável é o feedback, com conversas sinceras para entender diferentes visões e prestar atenção aos sinais de descontentamento.  

Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete