Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
por-dentro-do-freelancer-desafios-e-vantagens

Por dentro do freelancer: desafios e vantagens 

Notícia | 02/04/2024

Carolina Amaral

Com as diversas mudanças no mercado, vários tipos de trabalho começaram a  surgir e, dentre eles, a carreira freelancer apareceu e se manteve em alta. Como toda profissão, há desafios e grandes proveitos. Contudo, para decidir qual caminho seguir, é essencial conhecer bem cada possibilidade. Fique a par dessa modalidade e seu diferencial na vida de estagiários, aprendizes e outros trabalhadores.

 

O que é o freelance?

O famoso termo em inglês “freela”, se refere a uma forma de serviço realizada sem ter, necessariamente, vínculo formal com alguma marca. Segundo uma pesquisa realizada pela Workana, cresceu 80% em 2018. Dos mais de um milhão de cadastrados, 50% são do Brasil. "Oferece grande liberdade, permitindo aos indivíduos explorarem sua criatividade, moldarem seu destino e construírem carreiras flexíveis, seja aqui ou no exterior", comenta Raiff Mello, engenheiro de software sênior na Higlobe.

Um destaque no quesito vantagem é o aprendizado contínuo, pois atuar em diversos projetos e encarar impasses variados é um meio de promover o aprendizado e o desenvolvimento de diferentes habilidades. Ao se envolver em tarefas múltiplas e enfrentar obstáculos, há a oportunidade de adquirir conhecimentos e aprimorar competências. Além disso, a possibilidade de lidar com empresas estrangeiras permite o contato com outras culturas.

A flexibilidade também chama a atenção, devido a uma liberdade de gerenciar o próprio horário. Não existe vínculo a um expediente fixo, como em empregos tradicionais, permitindo uma adaptação da jornada conforme as preferências pessoais e compromissos. A vantagem principal é não se limitar a apenas estabelecimentos brasileiros, ganhando alcance internacional.

 

Os desafios da modalidade

Juntamente com os incríveis benefícios vindos junto da alternativa, as dificuldades também devem ser citadas. Dentre elas, a gestão financeira é uma das maiores preocupações devido à imprevisibilidade. Em razão da renda ser, muitas vezes, variável, é indispensável entender bem os gastos fixos e fazer planejamentos a médio prazo. Além disso, questões fiscais devem ser adicionadas a esses custos, bem como a forma de cobrar e administrar os pagamentos. 

A concorrência no meio também deve ser um ponto de atenção, porque é intensa devido à globalização e ao fácil acesso à Internet. Nessas circunstâncias, a competição engloba especialistas de todo o mundo. Logo, investir no aprimoramento do portfólio, assim como na demonstração de habilidades e experiências tem sido um meio para destacar-se na área e atrair interessados.

 

Organize-se para manter o bem-estar 

Segundo a empresa Pulse, 81% da mão de obra está se sentindo esgotada em suas ocupações. Já de acordo com outro estudo, da HP, grande parcela desse pessoal não têm uma relação saudável com o ofício. “Mesmo freelancers tendo uma rotina mais flexível e com vantagens estratégicas, é comum sobrecarregarem a saúde mental por estarem com demandas em excesso, privilegiando jobs urgentes e se adequando ao fuso horário em caso de vagas estrangeiras”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da mesma organização. Assim, ela dá quatro dicas para um dia a dia menos estressante:

Infográfico ilustrado

  • Faça intervalos de descanso: passar horas sentado em frente às telas pode prejudicar a saúde física e mental, por isso, é preciso criar momentos para espairecer entre as reuniões e demandas. 
  • Conte com ferramentas de organização: produtividade e eficiência são palavras-chaves, mas não devem causar sobrecarga. Determinadas plataformas ajudam na divisão e execução de tarefas, como Trello, Notion, Google Agenda e MindMeister.
  • Delimite um expediente: é crucial estabelecer uma carga horária adequada às atividades e deixar isso claro aos clientes.  
  • Peça ajuda aos colegas: em caso de sobrecarga, explore conversar com supervisores e parceiros para delegar e dividir responsabilidades. Ademais, é interessante procurar amigos e familiares para compartilhar emoções e almejar auxílio.

 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete