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Estágio é a vaga ideal para contratar a Geração Z!  

Notícia | 01/04/2024

Larissa Almeida

A Geração Z recentemente atingiu a idade para ingressar no mercado de trabalho. Dessa forma, cada vez mais os iniciantes com as características desse grupo buscam uma oportunidade para desenvolver a sua carreira. Contudo, a diferença etária e de comportamento, muitas vezes, geram um bloqueio no processo de contratação desses talentos. No entanto, a diversidade e compreensão são aspectos essenciais para a evolução de uma organização e da sociedade. Então veja, nesta matéria, como a admissão desse público, por meio do estágio, é vantajoso para a empresa!

 Quem faz parte da Geração Z? Quais as suas características? 

Também reconhecida como Gen Z, esses indivíduos nasceram por volta dos anos 1995 e 2010. Hoje, as suas idades estão entre os 14 e 29 anos. Entre os principais atributos da categoria, estão: nativos digitais, com o contato direto com a Internet, tecnologias e as suas ferramentas; prezam pela qualidade de vida, saúde mental e física; já no meio corporativo, buscam por progressões rápidas e valorização. 

A Geração Z tem grande presença no mercado de trabalho! 

De acordo com o estudo Total Workforce Index (TWI), o qual analisou 107 milhões de profissionais no país, a Geração Z já representa 23% da força de trabalho, superando a Geração X (20%) e os Baby Boomers (16%). Logo, para continuar movimentando o meio empresarial e reduzir o nível de desemprego, é indispensável considerar esses aspirantes no time. 

Como adaptar a Geração Z ao mercado de trabalho e a empresa a esses novos profissionais?

O ato educativo escolar supervisionado, reconhecido principalmente como estágio, é uma das maneiras de contratação presentes no meio corporativo. O seu objetivo é profissionalizar os estudantes em formação com a rotina prática da área desenvolvida nas instituições de ensino. Por isso, é voltado para quem busca o primeiro emprego e deseja conquistar a tão exigida experiência corporativa.

Segundo Vitória Ribeiro, Analista de Recrutamento e Seleção do Nube - Estagiários e aprendizes, a posição tende a agregar positivamente na carreira do jovem. “O estágio exerce um papel fundamental no desenvolvimento. Ele proporciona a possibilidade de aplicar o conhecimento teórico aprendido na formação no cotidiano. Isso permite ao colaborador adquirir vivências e incrementar competências e habilidades importantes para o mercado de trabalho”, observa. 

Dessa forma, por meio de uma rotina repleta de aprendizado, os empregadores conseguem aplicar em um perfil novato, como o da Gen Z, a cultura organizacional da entidade, isso também inclui capacidades comportamentais. Afinal, conforme uma pesquisa da Trendsity, 63% dos candidatos esperam mais valorização e apoio por parte dos empregadores e os treinamentos fazem parte dela. 

A modalidade também é fundamental para a instituição enxergar o outro lado do recrutamento e conhecer perspectivas diferentes. Dessa maneira, precisa ter adaptação por parte dos líderes para reter os futuros especialistas. 

Simone Bortoletto, coordenadora de Apoio ao Aluno e do Centro de Desenvolvimento de Carreiras da Eseg - Faculdade do Grupo Etapa, comenta como manter esse público engajado e motivado tem sido um desafio crucial para as companhias. “Capacitar gestores para gerenciar equipes de forma remota, proporcionando autonomia e valorizando as contribuições específicas juntamente com reconhecimento e feedback podem contribuir para um trabalho colaborativo e positivo’’, explica a especialista. 

Quais as vantagens de contratar profissionais da Geração Z? 

Habilidade tecnológica: como dito anteriormente, o grupo têm uma habilidade inata com a tecnologia. Isso é um benéfico para qualquer negócio, pois esses profissionais podem impulsionar a presença da empresa nas redes sociais e adotar novas ferramentas de maneira ágil.

Flexibilidade e adaptabilidade: essas pessoas cresceram na era da transformação e estão acostumados com mudanças constantes.

Diversidade: complementar o time com diversidade etária agrega de inúmeras maneiras, como a troca de vivências, inovação e motivação. 

Soft Skills: são criativos, inovadores e plurais. Essas competências são vantajosas para enfrentar os desafios do mundo corporativo.

Diálogo e autenticidade: quem compõe essa Geração, acredita no poder do diálogo e na autenticidade de suas ações. Priorizam a clareza e a qualidade nas atividades diárias.

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