Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exposicoes-conheca-a-historia-do-funk-no-brasil

Exposições: conheça a história do Funk no Brasil 

Notícia | 30/03/2024

Larissa Almeida

As exposições de arte são uma maneira única de ampliar a sua visão do mundo. Ao mergulhar nessas construções criativas, o espectador não apenas aprecia a beleza, mas também absorve novos conceitos, estimula a sua capacidade crítica e criatividade. Esses aspectos são essenciais no mercado de trabalho e no âmbito acadêmico. Por isso, buscar exibições é uma forma de sair da rotina e explorar o inesperado. Então, o Nube - Estagiários e Aprendizes, está pronto para guiá-lo por essa jornada cultural. Fique até o final desta matéria, anote as dicas e planeje sua visita!

Nihoncha: introdução ao chá japonês | Japan House - JHSP | São Paulo - SP 

O chá verde é um elemento de muita referência para a cultura japonesa. Contudo, o consumo desse item já conquistou outras partes do mundo, inclusive, o Brasil. Também reconhecido como Nihoncha, a exibição apresenta um panorama sobre a sua produção e a história por trás de sua origem, o distinguindo dos costumes de outras regiões, como na China e Inglaterra.  

A curadoria dessa exposição foi realizada pela diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen e co-curadoria de Gabriela Bacelar. No espaço, os itens expostos destacam amostras das variedades do chá, o espírito do cha no yu,  residente do chado, utensílios tradicionais e contemporâneos desenhados por designers nipônicos, além de uma casa de chá, exibida pela primeira vez no país, projetada por um artista contemporâneo, construída com uma impressora 3D. 

Para conhecer mais sobre esse costume e interagir com o legado japonês, a exposição fica disponível até o dia 7 de abril de 2024! Então, para quem está em São Paulo, vale a pena conferir enquanto dá tempo. O lugar fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados, das 9h às 19h, domingos e feriados, das 9h às 18h e a entrada é gratuita. A localização fica na Av. Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo - SP. Planeje sua ida e aproveite! 

Lygia Clark: Projeto para um planeta | Pinacoteca | São Paulo - SP 

Lygia Clark, nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, é uma figura de suma relevância na arte brasileira contemporânea. Por meio de suas construções, ampliou as linguagens artísticas, conectando-as a questões socioculturais e incentivando a participação da sociedade em experiências criativas transformadoras. Ao longo de sua carreira, a década de 1960 ficou marcada. Lygia desempenhou um papel fundamental na reestruturação do vocabulário cultural brasileiro, desafiando as fronteiras entre artista e público e promovendo uma nova interação entre corpo e objeto.

A exposição celebra o centenário de Lygia, mais de 150 trabalhos ocupam as sete galerias da Pina Luz, exibindo o legado de seus mais de 30 anos de carreira. Com destaque para a criação "Projeto para um planeta (1960)" da série Bichos, responsável por nomear a mostra.  Reconhecida por expandir as possibilidades da escultura moderna ao torná-la flexível e participativa, a exibição contém um percurso para transformar a experiência sensorial em ponto de partida para as diversas formas de construção artística.

Quer ver de perto essa referência do meio cultural? A apresentação fica disponível no edifício Pina Luz até o dia 4 de agosto de 2024. Localizado na Praça da Luz, 2, São Paulo — SP, o espaço funciona de quarta a segunda-feira das 10h às 18h. Veja mais informações sobre os ingressos no site

Funk: um grito de ousadia e liberdade | Museu de Arte do Rio - MAR | Rio de Janeiro - RJ 

O funk faz parte integralmente da cultura brasileira. A sua origem mostra como a sua construção vai além de uma batida musical, mas representa um movimento histórico, com desdobramentos políticos, estéticos e econômicos. Além do destaque no campo sonoro, ele também atinge a dança e a moda. 

A exposição conta a história do som em duas salas, conforme explica Marcelo Campos, Curador Chefe do MAR. A primeira explica a importação do ritmo musical soul.  Ele ganhou repercussão no Brasil e, é claro, influenciou o consumo também de roupas, sapatos, cabelos e outros aspectos. A segunda mostra o famoso baile de favela, o qual hoje constitui, talvez, uma das maiores forças de produção artística carioca e nacional. A exibição conta mais sobre os bailes constituídos por lonas, instalados em vários lugares, mas sempre dentro das comunidades. 

Conheça ainda mais sobre essas composições brasileiras! A mostra ficará disponível no museu até o dia 25 de agosto de 2024. Ele está localizado na Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro-RJ e abre de quinta a domingo. Os ingressos têm um preço acessível e contam com a entrada com desconto para estudantes! Entre na página e confira as demais informações!

Sombra-Luzes: identidade na diáspora japonesa no Brasil | Museu da Imigração do Estado de São Paulo | São Paulo - SP 

A exposição "Sombras-Luzes: identidade na diáspora japonesa no Brasil", destaca o trabalho das artistas Cristina Suzuki e Claudia Kiatake. Na exposição, elas exploram a dualidade entre sombras e luzes como uma metáfora das culturas japonesa e brasileira, ressaltando a ambiguidade desses elementos contrastantes. 

A presença desse elemento é marcante na cultura japonesa, especialmente durante o período Edo, sendo analisada como algo essencial, conforme Junichiro Tanizaki destacava em seu ensaio teatral "Em louvor da sombra". Ao se estabelecerem no Brasil, as criadoras refletem sobre como os costumes japoneses poderiam absorver novos aspectos, criando algo inovador e eliminando as distâncias estigmatizadas do Oriente fabulado.

Quer conferir mais sobre essa exibição? Ela ficará disponível até o dia 5 de maio de 2024! O Museu fica localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca - São Paulo - SP e funciona de terça-feira a domingo. Para saber mais, acesse o site

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento.

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube entende a importância do repertório cultural, conte conosco como seu guia nesse aprendizado! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete