Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-faria-voce-mudar-da-empresa-onde-esta-atuando

O que faria você mudar da empresa onde está atuando? 

Notícia | 21/03/2024

Laura Pereira

Por vezes, o profissional finaliza sua formação, participa do processo seletivo e se torna parte de uma empresa. Ao longo dos anos, as preferências pessoais e a busca pelo propósito próprio alteram a forma como o indivíduo se identifica organizacionalmente, despertando o desejo de alterar a ocupação. Nesse sentido, o Nube - Estagiários e Aprendizes realizou um levantamento em seu site, entre 12 e 23 de fevereiro de 2024, com a participação de 7.625 jovens, perguntando: o que faria você mudar da empresa onde está atuando?. Como resultado, foi analisada uma tendência. 

Diversos fatores influenciam na motivação do profissional

Segundo Rachel Silva Santos, analista de seleção do Nube, é possível apontar muitos motivos pelos quais o especialista procura novas oportunidades. “Geralmente, incluem chances de crescimento, um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, bons benefícios, como plano de saúde e flexibilidade de horários, assim como atuação em modelo híbrido”, afirma. 

Com a pandemia, muitas perspectivas se atualizaram e agora um bom salário não é mais o foco. “Os candidatos costumam buscar esses incentivos porque desejam um emprego além da remuneração, o qual também satisfaça suas necessidades pessoais e profissionais, promovendo o senso de realização”, acrescenta Rachel. 

As atividades impactam diretamente no engajamento do colaborador

De acordo com 26,44% (2.016), as atividades desenvolvidas no cotidiano empresarial se mostram como o principal motivo pela mudança de ocupação. Dessa forma, esse ponto é essencial no momento do recrutamento e os entrevistadores prestam bastante atenção. “Buscamos candidatos com demonstrações de entusiasmo e afinidade com as responsabilidades, pois isso aumenta a probabilidade de sucesso e satisfação laboral”, agrega a especialista do Nube. 

Vagas em home office e com mais flexibilidade são motivos focos 

Assim como as tarefas da rotina, a categoria ocupacional também influencia. Afinal, 24,67% (1.881) apontaram a flexibilidade como razão essencial, ressaltando as vagas home office e híbridas. “As demandas indicam o interesse, habilidades e motivação de cada membro. Esses são pontos necessários e indispensáveis para desempenhar bem as funções do cargo, assim como a modalidade de trabalho ”, aponta. Nessa realidade, o tempo de deslocamento até em casa implica para 16,87% (1.286) dos votantes. 

Os incentivos laborais são a razão motor para muitos profissionais

Atualmente, os integrantes procuram por qualidade em todos os aspectos. Nesse cenário, os incentivos laborais entram como grande benefício para 16,42% (1.252) dos entrevistados. “Devido a uma mudança nas prioridades e expectativas dos candidatos, pois embora o salário ainda seja importante, muitos valorizam mais outros aspectos do trabalho. Aqui, posso citar a cultura organizacional, desenvolvimento profissional, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e também a missão da empresa”, comenta. Portanto, como última estatística, 15,61% se importam mais com o pagamento no início do mês. 

Dicas práticas para o candidato mandar bem no processo seletivos 

Por fim, para aquele expert à procura de uma nova oportunidade no mercado, a selecionadora do Nube separou algumas dicas práticas para auxiliar durante o processo seletivo. “Minha recomendação é praticar respostas para perguntas, principalmente aquelas mais comuns nas entrevistas. Também demonstre interesse genuíno, além de pesquisar sobre a empresa e a posição, destacando suas habilidades e experiências relevantes para o cargo”, finaliza Rachel. 

Fonte: Rachel Silva Santos, analista de seleção do Nube

Serviço: O que faria você mudar da empresa onde está atuando?

Compartilhe

Enquete