Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
3-dicas-para-um-podcast-de-sucesso

3 dicas para um podcast de sucesso 

Notícia | 21/03/2024

Laura Pereira

Uma coisa é certa: os podcasts caíram no gosto dos brasileiros. Independentemente se você é estagiário, aprendiz ou efetivo, com certeza já ouviu falar sobre eles. Segundo o relatório DataReportal 2023, o Brasil é o país com o maior consumo de conteúdo desse meio no mundo, com 42,9% de usuários de Internet semanais, com idade entre 16 e 64 anos. Portanto, entenda mais sobre a força do canal e fique por dentro de dicas para montar o seu! 

Podcast feminino: cada vez mais popular e bem-sucedido entre o público

Seja para aprender novas perspectivas, aprimorar seu conhecimento sobre assuntos específicos, ouvir conversas entre artistas renomados ou mesmo escutar atentamente uma fofoca, os podcasts se popularizaram. Principalmente com a pandemia, esse canal trouxe proximidade entre o locutor e seu ouvinte, do outro lado da tela. 

O primeiro podcast feminino, apresentado por duas mulheres do mundo da moda, chegou quebrando tabus e com mais de 50 mil visualizações mensais, trazendo grandes nomes do empreendedorismo nacional. Comandado por Scheila Sanntos e Bebbel Rendeiro, o POWERCast traz especialistas em diferentes ramos para debaterem sobre suas experiências.

Para alcançar ainda mais cidadãos, Bebbel Rendeiro, host e formada em Comunicação pela Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), comenta sobre a popularidade do canal. “O podcast é uma ferramenta em crescente. É como você ter seu programa de TV, porém distribuído para muitas pessoas”, conta. 

Já a empresária, modelo, advogada e integrante do reality da Globo “Saúde Integrada”, Scheila, sempre teve o impulso de ser dona de uma companhia. Hoje, possui dez anos como CEO da Moscova e fundadora da agência de comunicação Ask. “Quando eu comecei a minha marca, mesmo tendo informação e conhecimento em distintas áreas, existiram muitos desafios. Quis falar sobre empreendedorismo exatamente por isso, para inspirar quem está iniciando ou quem já tem uma corporação, trazendo mais sobre o mundo real”, explica.

Como ressaltado, neste canal você consegue entender novos assuntos e se tornar fluente em outro idioma, por exemplo. Conforme Vivian Cristina Rio Stella, linguista com doutorado pela Unicamp, é fácil aprender por esse meio. “Pesquisas apontam: 50% da força de trabalho precisa passar por uma atualização nos próximos anos”, comenta. Logo, pode ser uma boa estratégia se aprofundar nessa novidade. 

Veja algumas dicas para começar seu podcast 

Para quem tem interesse na área, mas ainda não sabe como começar, as especialistas trouxeram algumas dicas práticas. Confira: 

- Determine um tema e identidade:

Pense naquele nicho no qual você possui mais afinidade e na maneira ideal de apresentá-lo para os internautas. Desse modo, ficará fácil ter ideias de conteúdos e palestrantes para integrar seu processo. 

- Escolha o tipo de podcast e canais:

É preciso levar em conta: será um monólogo? Quantos convidados por vez? Teremos entrevistas de quais formas? São várias perguntas para te ajudar a nortear por qual caminho seguir. 

- Pense no conteúdo e na estrutura:

Nesse tópico, é essencial levar em conta qual o seu público-alvo. Assim, é possível descomplicar a fase inicial de pesquisa, já afunilando as alternativas, como roda de conversa, entrevista com apenas uma pessoa, entre outras oportunidades, para aquela conforme suas expectativas. 

- Tenha os equipamentos e programas necessários:

Para começar, basta um celular com aplicativos de edição e um fone de ouvido, com microfone. Ao longo do tempo, você pode ir aprimorando seus recursos e sua maneira de fazê-lo acontecer. 

Por fim, acesse nosso Painel de Vagas e encontre a perfeita para você! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete