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Transição de carreira: prepare-se e apresente-se corretamente 

Notícia | 19/03/2024

Carolina Amaral

O mercado de trabalho está competitivo e exigindo cada vez mais dos profissionais. Antigamente, se especializar em uma única área e dedicar toda a carreira a ela era valorizado. Hoje, a versatilidade e flexibilidade comandam as procuras corporativas. Isso porque o universo lida com atualizações constantes e a capacidade de realizar tarefas distintas, atendendo às diversas demandas ou necessidades voláteis é algo significativo. Logo, conheça mais sobre essa realidade e se prepare para encarar tais desafios.

 

Pratique uma visão de dentro para fora!

Em 2020, com a expansão da pandemia de Covid-19 no Brasil, o home office se estabeleceu mais efetivamente pelo país, propiciando o surgimento de oportunidades. “Tivemos de nos adaptar e criar estratégias para continuar atingindo as metas e novas formas de comunicação para manter as conexões com nossos clientes”, comenta Gizelia Bernardes Brandão, mentora de vida e carreira, palestrante e escritora.

“Constantemente vejo pessoas com problemas de ansiedade, autoestima e medo de arriscar, dificuldade nas relações interpessoais, desanimadas após demissões ou alguma negativa na carreira, além do impasse para conciliar a parte profissional com a pessoal. Se você se sente assim ou conhece alguém, deve fazer uma autoanálise e começar com pequenas mudanças de hábito”, indica a especialista. Nesse viés, o investimento em avaliações de autoconhecimento e desenvolvimento, visando uma vida com mais significado e alta performance é uma excelente trajetória a se seguir.

De acordo com Gizelia, para uma transição de ofício consciente com qualidade, bem estar e segurança é preciso se basear em cinco pilares: autenticidade, autoconfiança, adaptabilidade, comunicação assertiva e relações interpessoais. “Cada um deles contribui para formação com mais inteligência emocional”, pontua. Para ela, esses são pontos cruciais para construir uma jornada de sucesso, apta para assumir de um jeito eficiente o protagonismo individual.

 

Saiba explicar demissões passadas para ter sucesso no futuro

Para muitos, um desligamento involuntário da vivência anterior pode representar um obstáculo. Entretanto, saber articular eficazmente o motivo é fundamental para ganhar a confiança do recrutador e conquistar uma nova oportunidade. 

Logo, compartilhar a própria perspectiva sobre o ocorrido demonstra maturidade e a capacidade de lidar com desafios de forma construtiva. "A transparência é indispensável em qualquer processo seletivo. Não hesite em mencionar a demissão, mas concentre-se em como você lidou com essa situação e no aprendizado obtido. Isso demonstra resiliência e capacidade de ajuste, atributos altamente valorizados pelos empregadores", explica Francisco Pereira, gerente de recursos humanos da Intelligenza IT.

“O primeiro passo para adquirir a confiança necessária para falar sobre sua última experiência é compreender os eventos os quais levaram a esse desligamento. Isso inclui reconhecer as áreas de sucesso e melhorias a serem feitas”, complementa Pereira. Para o sucesso nessa jornada, ele separou algumas dicas. Confira!

 

infográfico com cinco dicas sobre a maneira correta de falar sobre antigas experiências

 

  • Tenha sinceridade e objetividade: seja honesto, mas evite entrar em detalhes excessivos. Mantenha sua resposta concisa e direta.
  • Seja positivo: foque nas lições aprendidas e no crescimento obtido durante a trajetória. 
  • Não fale mal do antigo ambiente onde esteve: evite fazer comentários negativos sobre seu patrão, espaço de ofício, gestores ou colegas. Isso pode levantar preocupações sobre seu caráter nesse meio.
  • Demonstre compromisso: mostre como você já pesquisou sobre a companhia, atuação dela no mercado, as políticas, objetivos, metas e valores.  Esses detalhes fazem o recrutador enxergar comprometimento, proatividade e um real interesse em compor o time.
  • Pratique suas respostas e ensaie o diálogo: antes das entrevistas, treine suas devolutivas com um membro da família, parceiro ou amigo. Isso ajudará a aumentar a sua segurança e clareza ao conversar com a figura de autoridade do outro lado do balcão.

 

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