Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exposicoes-veja-a-programacao-cultural-em-cartaz-para-marco

Exposições: veja a programação cultural em cartaz para março  

Notícia | 09/03/2024

Larissa Almeida

Você sabe o valor de ter um repertório cultural? A visitação de exposições e outros eventos relacionados ao campo da arte são uma maneira diversificada e efetiva de adquirir conhecimento. Com criações inéditas e surpreendentes, muitos artistas retratam temas essenciais para a sociedade, o cotidiano, destacam histórias e pessoas de suma importância na construção do mundo. Além de se deparar com novas visões, esse exercício é fundamental para estimular a criatividade, empatia entre outras habilidades aplicadas no âmbito pessoal e profissional. Então, para te incentivar a mergulhar nesse universo, o Nube - Estagiários e Aprendizes, preparou uma seleção de exibições para visitar! 

Jarbas Lopes: eixos - Pinacoteca Luz (São Paulo - SP)

Jarba Lopes é considerado um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira. Em suas produções, ele busca reconfigurar objetos e a sua experiência estética. Isso, com o intuito de atribuir um novo significado para cada um deles. Sendo assim, a exposição  exposição "Jarbas Lopes: eixos" evidencia essa conexão, demonstrando a sua capacidade de se apropriar de elementos para criar obras inovadoras e engajadas em pautas de alta relevância para a sociedade. 

A sua trajetória artística iniciou no ano 1990, apesar disso, leva em suas produções, o legado da arte neoconcreta, produzida entre 1960 e 1970. O objetivo da exibição é mostrar ao público visitante a história desse criador. Por meio de instalações inéditas o espaço oferece uma vivência sensorial e imersiva sobre os trabalhos de Lopes. Outra proposta da mostra também é refletir acerca das questões ambientais e a relação com a arte. 

Quer ver de perto essa referência do meio cultural? A apresentação fica disponível na Pinacoteca Luz até o dia 31 de março de 2024. Localizado no Largo General Osório, n° 66, Santa Efigênia, São Paulo - SP, o espaço funciona de quarta a segunda-feira das 10h às 18h. Veja mais informações sobre os ingressos no site

Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak - Centro Cultural do Banco do Brasil (Rio de Janeiro - RJ) 

A exposição "Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak" apresenta uma série de fotografias inéditas do renomado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, capturadas durante cinco viagens à Amazônia entre 1993 e 1998. A curadoria da mostra ficou por conta do líder indígena Ailton Krenak com colaboração de Angela Pappiani, Eliza Otsuka e Priscyla Gomes. 

O acervo exposto mostra ao público visitante mais de 160 imagens. A exposição revela a beleza estonteante da floresta Amazônica e a rica diversidade cultural dos povos habitantes. O trabalho de Nagakura exibe momentos cotidianos, rituais ancestrais e paisagens exuberantes. Além disso, referência às nações indígenas Yanomami, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e Ashaninka.

Essa é uma oportunidade de compreender ainda mais sobre a origem de nosso país e uma cultura de suma importância para a sociedade brasileira. Para quem tiver interesse, a exibição fica disponível no Centro Cultural do Banco do Brasil Rio de Janeiro, até o dia 27 de maio de 2024. Localizado na rua Primeiro de Março, n° 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ, o local fica aberto de quarta-feira a domingo, das 9h às 21h. Veja mais informações no site

Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira - Centro Cultural do Banco do Brasil (São Paulo - SP) 

A exibição presente na cidade de São Paulo, reúne cerca de 150 obras, incluindo pinturas, fotografias, esculturas, instalações e vídeos. A experiência traça um percurso histórico desde o século XIX até os dias atuais, revelando a riqueza e a diversidade da expressão artística Afro-brasileira.

Organizada em cinco eixos temáticos, Tornar-se, Linguagens, Cosmovisão, Orum e Cotidianos. Assim, a exposição destaca a trajetória de cinco artistas centrais: Arthur Timótheo da Costa, Maria Auxiliadora, Rubem Valentim, Mestre Didi e Lita Cerqueira. A partir de suas obras, a mostra proporciona uma conexão com a produção de 61 artistas negros de diferentes regiões do país. "Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira" é uma oportunidade única de celebrar a força e a vitalidade da população negra, reconhecendo sua importância na construção da história e da cultura do país.

Para não perder nada, é preciso ficar atento às informações no site! Lá você também pode retirar o seu ingresso de visitação, é totalmente gratuito. As datas disponíveis vão até o dia 18 de março, das 9h às 20h, de quarta-feira a domingo. A localização é na Rua Álvares Penteado, 112 – CCBB SP. Não perca mais tempo e confira já! 

Nise: A Revolução pelo Afeto - Sesc Bauru (Bauru-SP)

Não é preciso reforçar o quanto de conhecimento essa visita pode proporcionar, não é mesmo? A apresentação acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil São Paulo até o dia 18 de março de 2024. O espaço fica localizado na rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo/SP e funciona de todos os dias, exceto às terças-feiras, das 9h às 21h. Acesse a página e saiba mais! 

Nise da Silveira, médica brasileira nascida em 1905, revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil ao incorporar a arte e o afeto como ferramentas terapêuticas. A exposição é feita em sua homenagem, com curadoria de Letícia Stallone, Isabel Seixas e Diogo Rezende, oferece um olhar aprofundado sobre sua vida e obra, além de apresentar o papel de Bauru na luta antimanicomial no país.

A mostra valoriza o pensamento inovador e inclusivo da especialista. O conjunto convida o público a refletir e ressignificar o conceito de loucura. Por meio de um resgate histórico, a exibição cria uma relação entre a saúde mental e as artes, destacando também o trabalho de artistas do hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro, como Adelina Gomes, Arthur Amora, Beta d'Rocha e Fernando Diniz.

Com essa temática cada vez mais em alta e o país refletindo uma insegurança psicológica, visitar estudos como esse pode ser uma atitude essencial para a compreensão do cenário brasileiro. Para quem ficou interessado, a apresentação ficará disponível até o dia 17 de março de 2024 no Sesc Bauru. Localizado na Avenida Aureliano Cardia, 6-71 - Vila Cardia- Bauru/São Paulo, o espaço funciona de terça-feira a domingo. Confira mais informações na página

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento.

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube entende a importância do repertório cultural, conte conosco como seu guia nesse aprendizado! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete