Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
livros-4-leituras-essenciais-sobre-saude-mental

Livros: 4 leituras essenciais sobre saúde mental  

Notícia | 25/02/2024

Larissa Almeida

Viver com a correria da rotina pode mexer com a gente, né? Por isso, a saúde mental é super importante. Afinal, ela é a capacidade de lidarmos com os nossos sentimentos e demais situações do cotidiano. Contudo, no cenário brasileiro, a fragilidade acerca desse aspecto tem atingido cada vez mais pessoas. Dessa forma, buscar instruções sobre como manter o bem-estar, seja no âmbito corporativo ou particular deve ser uma ação recorrente. Então, com o intuito de auxiliar nessa missão, o Nube - Estagiários e Aprendizes indica seis livros na temática. Fique até o final desta matéria e confira as recomendações. 

“O poder do tempo livre”, de Luciano Braga 

A rotina corrida é quase uma característica dos brasileiros. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Datafolha e a cerveja Eisenbahn, 46% dos indivíduos, no país, alegam faltar tempo para realizar as coisas as quais gostam. Contudo, conter disponibilidade envolve inúmeros fatores, como por exemplo, a capacidade de se organizar, encontrar hobbies e demais tarefas para estimular a dedicação a outras áreas da vida além do trabalho. Por isso, nessa leitura, o autor Luciano Braga mostra como conquistar esse espaço na agenda. 

No escrito da editora Belas Letras, o especialista mostra como é essencial encontrar projetos paralelos, sejam eles pessoais ou profissionais, para a descoberta do seu potencial e melhoria contínua na vida. A ideia central é buscar períodos livres onde parece não existir. Além disso, o exemplar é um espaço para prática, pois possui exercícios com o intuito de guiar o interessado a estabelecer uma jornada incrível de autoconhecimento. Ficou interessado? Não deixe de considerar o título! 

“Atitude mental positiva”, de Napoleon Hill 

“Tudo o que a mente humana pode conceber e acreditar, ela pode conquistar”, é uma das frases de destaque do autor Napoleon Hill. Responsável também pela publicação de outros livros considerados best-sellers, o especialista é referência em narrativas motivacionais, principalmente, atreladas ao crescimento profissional. Dessa forma, a indicação de hoje não seria diferente. 

No cotidiano, inevitavelmente, existem problemas. Contudo, a forma como os olhamos para eles pode ser um ponto relevante ao desenvolvimento de demais etapas da vida. De acordo com o escritor, existem duas maneiras de pensar, a “Atitude Mental Positiva (AMP)”, sendo ela responsável por atrair o sucesso e prosperidade. A segunda é a “Atitude Mental Negativa”, a qual irá roubar do indivíduo todos os pontos os quais tornam a trajetória digna de ser vivida. 

Portanto, ao longo da publicação da editora Citadel, ele aborda técnicas para manter conquistar a capacidade de refletir em AMP. Assim, segundo Hill, qualquer um é capaz de realizar os seus objetivos. Gostou da indicação? Então, adicione a alternativa em sua lista de próximas leituras! 

“Burnout: 100 perguntas para lidar com os excessos no trabalho”, de Dante Moretti 

A Síndrome de Burnout foi reconhecida como uma doença laboral apenas em 2019 pela OMS - Organização Mundial da Saúde. Em suma, ela é caracterizada pelo esgotamento profissional. Um estado de estresse, ansiedade, improdutividade, sobrecarga e outros sintomas vivenciados por inúmeros colaboradores ao redor do mundo. Os motivos pelos quais geram essa patologia são diferentes, mas diretamente relacionados ao meio corporativo. 

Contudo, por se tratar de um diagnóstico novo, nem sempre identificamos os sinais precursores de uma crise. Isso porque, segundo o autor Dante Moretti, eles estão mesclados em uma rotina socialmente aceitável. Um dos principais comportamentos é a rejeição da vertente particular a fim de suprir as necessidades laborais. Dessa maneira, a publicação da editora Matrix, coloca as mãos dos aspirantes, um guia para auxiliar nesse equilíbrio entre os dois campos e evitar chegar a exaustão completa. 

“A organização sem medo: criando segurança psicológica no local de trabalho para aprendizado, inovação e crescimento: Volume 1”, de Amy C. Edmondson 

A ausência de cuidado com a saúde mental tem refletido diretamente nas empresas. Assim como, também pode ser influência de uma má gestão de pessoas. Logo, o ambiente de contribuição também deve prever esse tipo de segurança para o seu capital humano. Dessa maneira, a cultura organizacional e os líderes, têm um papel essencial na criação e promoção desse aspecto nas entidades. Por isso, em seu escrito, a especialista Amy C. Edmonson, considerada uma das melhores pensadoras de gestão, faz um guia prático para os empresários. 

No livro publicado pela editora Alta Books, ela conduz, passo a passo, sobre como estabelecer a seguridade psicológica em uma organização. Esse tutorial também é repleto de exemplos, com cenários ilustrativos, a fim de estimular o comprometimento e ganhar a confiança dos componentes da equipe. As instruções do exemplar são fundamentais para evidenciar o lado humano de uma marca e abrir as portas da inovação. 

Veja os dados e entenda o panorama da saúde mental no mercado de trabalho brasileiro

De acordo com a própria OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas da América Látina. Já conforme a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout. Sendo assim, o segundo local com mais diagnósticos no mundo. 

A partir de um estudo da Conexa, ecossistema digital de saúde, feito com gestores e profissionais de recursos humanos de 767 empresas do país, constatou-se: a saúde mental do brasileiro no ambiente do trabalho não está em seu melhor momento. Da amostra 1.589 participantes, 87% afirmaram ter ocorrido afastamento em sua corporação por causa de doenças psicológicas. Entre elas estão a ansiedade (com 51%) é o transtorno, o qual mais gera ausência das atividades, seguido por depressão (17%), estresse (16%) e a Síndrome de Burnout (14%). 

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis! 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados ao mercado. 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete