Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-dar-bem-em-uma-entrevista-de-estagio

Como se dar bem em uma entrevista de estágio? 

Notícia | 21/02/2024

Rodrigo Barreto

Seja na hora de tentar uma vaga de estágio, jovem aprendiz ou emprego, o momento da entrevista é sempre temido por muita gente. No entanto, isso não é necessário. Aliás, manter a calma e se preparar é um diferencial e aproxima o candidato do sucesso nessa missão. Sendo assim, veja como mandar bem em uma seletiva.

 

Como vencer em uma entrevista de estágio?

 

Na hora de conversar com um recrutador, algumas pessoas ficam desconfiadas e inseguras, com medo de não corresponder às expectativas. Por outro lado, a convicção pode ser confundida com arrogância e o resultado também ser desfavorável. Entretanto, várias impressões do público geral são erradas. “É avaliado o nível de adequação do indivíduo para a oportunidade ofertada. Por exemplo, a aderência do perfil com a cultura da empresa e as competências, como trabalho em equipe, iniciativa, comunicação, foco e organização”, explica a analista de recrutamento e seleção do Nube, Joyce Nery. 

A especialista dá alguns conselhos: “o ponto principal começa lá atrás. É importante conhecer um pouco mais sobre a vaga e entender se faz sentido para sua perspectiva futura. Mantenha o currículo sempre atualizado e busque novas habilidades”. Para ela, inclusive, não seguir esse caminho é o principal erro cometido pelos participantes de entrevistas.

Com base em toda sua experiência, o sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria, Virgilio Marques, debate sobre algumas questões comuns nesse bate-papo:

 

Poderia compartilhar informações sobre sua trajetória?

 

“Minha sugestão é apresentar as vivências principais, indo além das meramente profissionais, destacando a proatividade e mentalidade aberta para aprender e enfrentar desafios diversos. Se houver um trabalho voluntário, por exemplo, é bem interessante mencionar”, comenta o executivo..

 

Qual o motivo do seu interesse nesta posição?

 

Nesse tópico, é fundamental mostrar como suas valências se alinham aos objetivos da organização e às responsabilidades do cargo. “Transmita paixão e entusiasmo, ao mesmo tempo deixando claro sua consciência sobre os desafios e como você pode contribuir para superá-los, alinhando suas ambições pessoais com as do negócio”.

 

Quais são seus pontos fortes e áreas de melhoria?

 

“Aborde seus pontos fortes com exemplos concretos de como eles te ajudaram em situações anteriores. Em relação às áreas de melhoria, seja sincero e explique como está trabalhando para aprimorá-las. Isso evidencia autoconsciência e comprometimento com o autodesenvolvimento”, afirma Marques.

 

Onde você se imagina daqui a cinco anos?

 

É crucial demonstrar ambição, porém com uma dose de realismo. “Concentre-se em como deseja crescer dentro da companhia, destacando a vontade de aprender, contribuir e assumir responsabilidades. Mostre como suas metas de carreira se alinham com a trajetória e valores do local”, sugere o empresário.

 

Ainda, nos dias atuais, muitas dessas conversas acontecem de forma virtual. Nesse caso, alguma coisa muda? “A avaliação é a mesma, mas altera a logística. Prepare um ambiente silencioso, teste os equipamentos e minimize imprevistos. Claro, podem acontecer interrupções, queda de energia, oscilação da Internet, entre outros, mas o ideal é minimizar as chances”.

Por fim, o sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria complementa: “com essas sugestões, espero transmitir autoconsciência e um compromisso com o crescimento pessoal e profissional. Não são regras fixas, mas considerações para inspirar reflexões. Prepare-se para mostrar seu melhor lado e conquistar a sua oportunidade. Boa sorte!”


Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete