Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprenda-a-ser-um-bom-lider

Aprenda a ser um bom líder 

Notícia | 14/02/2024

Rodrigo Barreto

Durante a carreira, muita gente sonha em escalar os organogramas até atingir o topo da hierarquia. Contudo, alcançar tal meta vai além de simplesmente assumir uma posição de liderança. Requer um comprometimento constante com o desenvolvimento pessoal, a disposição para encarar desafios e a busca por oportunidades de aprendizado. Logo, a capacitação correta é fundamental.

A existência de uma lacuna significativa entre as expectativas em relação à gestão e a habilidade real dos indivíduos em ocupar tais posições é um obstáculo crucial a ser enfrentado. “Isso ressalta a importância de investir na preparação adequada para essa função. Os desafios enfrentados pelos líderes podem variar conforme o setor, a organização e o contexto. Portanto, é essencial adaptar abordagens de desenvolvimento para atender às necessidades específicas de cada um”, explica a consultora executiva de carreira, Madalena Feliciano.

 

Confira algumas dicas para ser um líder eficaz

 infográfico contendo dicas para ser uma boa liderança

 

Pratique a autoavaliação e reflexão:

 

Madalena enfatiza a relevância de realizar uma avaliação sincera de suas competências. Recomenda-se ponderar sobre os pontos fortes e fracos. Identificar características para melhorar e estabelecer metas bem definidas é imprescindível. 

 

Busque feedbacks construtivos:

 

O feedback é uma ferramenta preciosa para o aprimoramento. “Esteja receptivo a críticas construtivas, utilizando-as como chances de aprendizado. Essa avaliação é um presente e aproveitar essas informações contribuirá para ser mais eficaz”, comenta a especialista.

 

Aprenda com os erros:

 

Inevitavelmente, erros acontecem ao longo de qualquer trajetória. “Encare-os como oportunidades valiosas para evoluir. Examine o ocorrido, identifique as lições e aplique essas experiências no futuro. Isso o tornará mais resiliente e melhor preparado para as próximas missões”, afirma a executiva.

 

Esteja em desenvolvimento contínuo:

 

“Faça investimentos em seu próprio crescimento, participando de programas de treinamento, workshops e conferências. Aprofunde seus conhecimentos lendo livros e artigos sobre o tema”, aconselha.

 

Assuma desafios e responsabilidades:

 

É preciso sair da zona de conforto. “Assuma projetos complexos, guie equipes multidisciplinares ou explore áreas de responsabilidade. Isso evidenciará sua disposição para ter papéis mais abrangentes”.

 

Construa relacionamentos sólidos:

 

Exercer influência positiva sobre os outros é essencial. Priorize a criação de conexões baseadas em confiança com as pessoas ao seu redor, seja com membros da equipe, colegas, superiores ou outros colaboradores. Reserve tempo para ouvir ativamente, compreender as necessidades e preocupações dos outros. Trate todos com respeito e empatia”, comenta a consultora. 

 

Para Madalena, a eficácia na liderança transcende meros títulos e posições formais. “É um processo em constante evolução, marcado pelo autodesenvolvimento, aprendizado e influência sobre o time. Deixe-se inspirar por essas orientações e inicie hoje mesmo sua jornada de aprimoramento, visando tornar-se um comandante excepcional", complementa.

 

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete