Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
6-livros-obrigatorios-para-uma-boa-lideranca

6 livros obrigatórios para uma boa liderança  

Notícia | 11/02/2024

Larissa Almeida

A liderança é um aspecto indispensável para o sucesso de um negócio. Contudo, desempenhar esse papel não é uma tarefa fácil. Assim, toda instrução e conhecimento é válido. Afinal, ela é uma habilidade, a qual pode ser desenvolvida com o tempo, pois ninguém nasce sabendo como gerir uma equipe. Nesse sentido, o próprio Nube - Estagiários e Aprendizes, indica uma lista com seis livros obrigatórios para ser um bom líder. Então, fique até o final desta matéria e veja as opções! 

“A essência do líder”, de Warren Bennis 

O autor, Warren Bennis, é reconhecido pelo meio corporativo como um guru de liderança. Além disso, foi psicólogo e consultor de quatro presidentes norte-americanos. Logo, a sua experiência com gestores têm exemplos relevantes. Por meio dessas vivências, ele tornou-se um escritor de referência para quem deseja saber mais sobre a posição de líder e adicionar as competências em seu perfil.  

Em suma, esse livro explora a essência da liderança, mostrando como as personalidades do meio corporativo tornam-se líderes, pois, segundo ele, ninguém nasce com essa capacidade. Além disso, o especialista reforça, no escrito, estratégias e maneiras de tornar o legado duradouro. Dessa forma, a publicação da editora Elsevier pode ser uma boa aposta para o seu repertório. 

“As 21 leis irrefutáveis da liderança”, de John C. Maxwell

O escritor do exemplar, John C. Maxwell, surpreendeu o mercado de trabalho com a sua publicação em 1998. A visão sobre a liderança expressada pelo especialista tornou-se referência no meio empresarial e marcou presença nas principais listas de mais vendidos do mundo. Hoje, a publicação passou por uma reformulação, contudo ainda mantém grande popularidade entre os indivíduos interessados pela temática. 

Atenção spoiler! As leis são ensinamentos passados pelo profissional para quem deseja atuar em um cargo de gestão, ou até mesmo, investir na organização pessoal. Confira algumas delas: 

  1. Lei do limite;
  2. Lei da influência: 
  3. Lei do processo;
  4. Lei da navegação;
  5. Lei da adição. 
  6. Lei da base sólida;
  7. Lei do respeito;
  8. Lei da intuição, entre outras. 

Ficou interessado em saber mais? Então, a leitura do livro será o próximo passo para compreender e adotar as técnicas de Maxwell em sua carreira. 

“Ágeis e inovadoras: ceos ensinam como criar empresas de sucesso”, de Adam Bryant

O escritor do livro "Ágeis e inovadoras", Adam Bryant, é o diretor de uma empresa responsável pelo desenvolvimento de lideranças e mentorias de executivos. Sendo assim, tem grande repertório nesse assunto. Logo, o seu exemplar é repleto de ensinamentos promissores para os indivíduos inseridos na vertente laboral e com a intenção de expandir a sua participação para os cargos de gerência.

Em suma, o conteúdo é composto de uma linguagem envolvente, quase uma reunião escrita, com ideias e estratégias de diversos CEOS influentes do segmento. Dessa forma, o leitor tira dicas, experiências, exemplos, segredos e outros insights para aplicar na liderança de seu negócio. 

“Gestão da emoção: técnicas de coaching emocional para gerenciar a ansiedade”, de Augusto Cury

A capacidade de gerir não é voltada apenas para pessoas e suas competências, mas também tem relação com a capacidade de gestão emocional. Afinal, sem essa habilidade, os demais campos podem ser afetados negativamente. No contexto atual, principalmente no âmbito laboral, as queixas de sobrecarregamento e desgaste mental são recorrentes.  

Sendo assim, esse livro mostra como a inteligência emocional é uma competência essencial para  quem ocupa a liderança. Então, Cury, auxilia o público a organizar o lado sentimental, identificar instantes ruins e usar técnicas para transformar a sua energia. Portanto, a publicação da editora Benvirá é uma alternativa para o lado pessoal e profissional. 

“Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”, de Simon Sinek

Em qualquer ambiente, sobretudo no corporativo, a figura do líder exerce um papel indispensável para o funcionamento da empresa. Além de um estrategista, ele precisa manter em seu repertório noções promissoras de como lidar com as demais pessoas, especialmente, as da sua equipe. Nesse sentido, o indivíduo no cargo ou com desejo de ser nomeado deve buscar constantemente desenvolver essa habilidade de gestão. 

Para isso, uma das alternativas de captar conteúdos e compreender as inovações organizacionais é a leitura. Sendo assim, o autor Simon Sinek aborda na publicação da editora Sextante, como pensam, agem e se comunicam os líderes inspiradores e influentes. O escrito conta com histórias de referência e mostra o método de descobrir e transpassar o porquê das atribuições. Então, não deixe de considerar a obra como uma opção! 

“As 48 leis do poder”, de Robert Greene

O autor Robert Greene é reconhecido pelo desenvolvimento de conteúdos com a abordagem de estratégia, poder e influência em diversos segmentos. Nesse sentido, em seu escrito as 48 leis do poder, ele mostra para os leitores, como o desejo de ganhar mais autoridade na trajetória, deve ser seguido de instrução, pois é preciso saber usá-lo corretamente. 

Esse livro é considerado um clássico da literatura acerca do assunto comando.  Apesar de também ser controverso, é um recurso valioso para quem deseja entender mais como ampliar a sua capacidade de conquista. Entre as principais leis, estão: 

  1. Não ofusque o brilho do mestre
  2. Nunca confie demais nos amigos, aprenda a usar os inimigos;
  3. Defenda a sua reputação;
  4. Vença com suas atitudes e não discuta;
  5. O isolamento é perigoso;
  6. Recrie-se;
  7. Seja ousado; 
  8. Domine a arte de saber o tempo certo.

Claro, nem todas devem ser seguidas ao pé da letra. Mesmo assim, compreender esse quesito pode agregar em seu repertório. 

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis! 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados ao mercado.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete