Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprendizado-continuo-e-a-chave-para-o-sucesso-profissional

Aprendizado contínuo é a chave para o sucesso profissional  

Notícia | 06/02/2024

Laura Pereira

Com a pandemia, todos os profissionais precisaram adaptar suas competências, independentemente da área ou cargo. Isso porque a transformação digital trouxe novidades e exigiu a adequação das empresas. Nesse cenário, o aprendizado contínuo se mostrou indispensável, inclusive para não se tornar obsoleto. Conforme uma pesquisa do Nube - Estagiários e Aprendizes, cerca de 40% dos entrevistados acreditam nessa conduta como a receita para o sucesso na carreira.                                            

Para cerca de 40%, o foco é no aperfeiçoamento de competências                                                   

De acordo com o levantamento do Nube, com a participação de 12.738 indivíduos, 29,70% (3.783) buscam investir em treinamentos técnicos sobre sua área. Conhecidas como hard skills, a habilidade de entender e conseguir resolver a parte complexa da demanda, com seus sistemas determinados, é o caminho para virar um expert.Caso deseje se tornar um especialista, sua evolução deverá ser constante, não pare de estudar, faça cursos relacionados e treinamentos específicos”, recomenda Gisele Trindade, analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube. 

Já 11,43% (1.456) preferem focar em desenvolver suas soft skills, as aptidões socioambientais. Com o advento da Covid-19 e o desenvolvimento das modernidades, trabalhar em equipe, ter empatia e inteligência emocional, além de saber gerir seu tempo e se comunicar bem se mostraram como pontos vitais. Isso porque, aliado à compreensão das tecnologias, essas maestrias fazem qualquer cidadão se tornar indispensável para a corporação e ainda o torna totalmente singular. 

Dessa forma, alguns soft skills são imprescindíveis. “Posso citar a inteligência emocional, por estar ligada ao seu autoconhecimento e a capacidade de controlar suas emoções. A proatividade também é fundamental, pois mostra como você tem iniciativa para solucionar problemas de forma ágil. Também quero destacar a criatividade, porque ser inovador é um grande diferencial no mundo corporativo”, aconselha Gisele. 

Estar atento às demandas do dia a dia também é indispensável

Conforme as estatísticas, 24,27% (3.092) dos participantes procuram aceitar os desafios empresariais e superá-los. “Hoje, o mercado considera importante a iniciativa, assumir responsabilidades e se dedicar do início ao fim em cada tarefa. As organizações valorizam muito profissionais com esse perfil, promovendo a conquista de cada vez mais espaço e alcançando melhores posições”, adiciona a especialista do Nube. Dessa forma, 23,87% (3.040) também concordam com isso, para eles ter dedicação nas atividades é o foco principal. 

Cultivar um relacionamento profissional é essencial para o profissional de sucesso 

Por fim, 10,73% (1.367) dos entrevistados apontam a importância de cultivar um bom relacionamento profissional. “Trabalhar em um ambiente seguro, positivo e colaborativo faz a diferença, as pessoas ficam mais motivadas a produzir e dão o seu máximo. Por isso, desenvolver a competência de trabalho em equipe torna-se essencial em muitas situações do dia a dia”, salienta Gisele. 

Dessa forma, também é imprescindível prestar atenção às relações interpessoais, principalmente no espaço laboral. “Saber trabalhar com as pessoas, atuando de forma colaborativa e garantir um bom clima organizacional pode ser fator primordial para se destacar”, finaliza. 

Fonte: Gisele Trindade, analista de Treinamento & Desenvolvimento do Nube

Serviço: Aprendizado contínuo é a chave para o sucesso profissional 

Compartilhe

Enquete