Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
6-livros-para-melhorar-a-comunicacao

6 livros para melhorar a comunicação  

Notícia | 04/02/2024

Larissa Almeida

A capacidade de se comunicar é essencial para qualquer vertente da vida. Contudo, no ambiente corporativo, ela é um destaque entre as habilidades exigidas nas vagas. No entanto, apesar da troca com outras pessoas ser algo comum, nem todos os perfis têm, de fato, essa competência. Porém, assim como outras técnicas, a comunicação consegue ser desenvolvida. Por isso, o próprio Nube - Estagiários e Aprendizes, indica seis livros essenciais para aprender sobre conversação no ambiente de trabalho. Então, fiquei até o final desta matéria e veja as recomendações! 

“Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, de Marshall Rosenberg 

Marshall Rosenberg, além de escritor, também é psicólogo. Então, após observações do próprio autor nas conversas existentes ao entorno, ele resolveu criar um método para as pessoas se comunicarem de forma não violenta, como o próprio título de seu exemplar já apresenta. Portanto, Rosenberg conduz esse conhecimento por meio de passos e, cada um conta com exemplos para ilustrar melhor a orientação. Entre eles, estão: 

Observação: é essencial observar sem julgamentos, ou seja, mostrar para o indivíduo suas atitudes como um reflexo, sem interferir com a sua opinião;

Identificação dos sentimentos: cuidar para expor os seu sentimentos e não expressar a impressão de outra pessoa sobre você no lugar;

Demonstração das suas necessidades: após apresentar a sua vulnerabilidade e algo incômodo em sua vida, em seguida é imprescindível demonstrar formas de contribuírem com a superação desse processo;

Tomada de consciência: antes de proferir alguma coisa, é essencial mediar a impulsividade, pois mesmo certos em determinadas ocasiões, o cuidado com a exposição do erro deve ser tomado. Mostrar um equívoco de cara, tende a fazer a pessoa se fechar para esclarecer um assunto.

Por fim, o título publicado pela editora Àgora não apresenta nenhuma fórmula mágica para lidar com as conversações cotidianas. O seu intuito é mostrar, utilizando-se de vivências, como evitar eventos traumatizantes nessas situações. 

“Como convencer alguém em 90 segundos: crie uma primeira impressão vendedora”, de Nicholas Boothman

Existe um ditado o qual diz: “a primeira impressão é a que fica”. Assim, alguns estudos também mostram como esse aspecto em relação a outra pessoa é formado rapidamente. Logo, o especialista em imagem empresarial, revela em seu escrito maneiras efetivas de gerar uma boa opinião nos instantes iniciais de contato. 

No exemplar publicado pela editora Universo dos Livros, Nicholas Boothman ensina a utilizar um conjunto, o rosto, corpo, atitude e a voz para marcar a formação de uma relação. Essas ações são essenciais para o mercado de trabalho, porém também podem ser aplicadas em outros contextos. O objetivo é conseguir criar vínculos com credibilidade. 

“Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios”, de Dale Carnegie 

A capacidade de comunicar-se em público e cativar outras pessoas no meio corporativo é essencial para qualquer pessoa, ou seja, vai do iniciante ao CEO. Afinal, a habilidade consegue ser aplicada em diversas situações, desde apresentações, reuniões ou no momento de construir um relacionamento com outros profissionais. 

Ao considerar a relevância do assunto, o autor Dale Carnegie, considerado um dos maiores especialistas em oratória e persuasão, compartilha seus conhecimentos com o público. A edição da editora Record revela os princípios básicos estabelecidos pelo escritor: saber o que dizer e dizê-lo com sentimento, vivacidade e clareza! A partir disso, é possível alcançar uma comunicação segura e confiante. 

“Comunicação assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais”, de Camila Benatti e Andrea Becker 

A comunicação assertiva vai muito além da fala. Afinal, ela existe de várias maneiras, como  expressão corporal, não-verbal, sinais e outras. Em suma, é caracterizada pela capacidade de conseguir expressar os sentimentos e pensamentos de forma clara, objetiva e respeitosa. 

Essa habilidade é fundamental para a construção de conexões saudáveis, dentro e fora da vertente empresarial. Contudo, nem todos os perfis possuem essa qualidade presente. Logo, a publicação da editora Literare Books conta com a instrução de duas especialistas e tornou-se um guia a quem deseja aprimorar ou adquirir esse conceito em sua rotina. Durante o conteúdo, elas abordam os benefícios da prática e como desenvolvê-la. 

“Escrita criativa: da ideia ao texto”, de Rubens Marchioni

A habilidade de escrever um bom texto, seja ele em uma mensagem ou na construção de livro, também é indispensável para quem deseja ter uma boa comunicação. Isso porque trata-se da capacidade de passar comandos, instruções e qualquer outro recado de maneira. 

Nesse sentido, investir o tempo para descobrir novas técnicas de redação é uma atitude promissora. Assim, o livro Escrita Criativa, publicado pela Editora Contexto, mostra ao leitor maneiras de tirar uma ideia da mente e aplicá-la no papel! 

“TED: Falar, convencer, emocionar”, de Carmine Gallo 

O exemplar TED: Falar, convencer, emocionar, escrito pelo especialista em articular em público, Carmine Gallo, mostra formas de adquirir e firmar essa habilidade no perfil. Em suma, o TED é um projeto internacional responsável por apresentar os profissionais de maior sucesso em todo o mundo na Tecnologia, Entretenimento e Design. Então, ao ser espaço de referência de grandes apresentações, os participantes têm domínio sobre a competência buscada pelos leitores. 

Portanto, ao mergulhar no exemplar publicado pela Saraiva, segundo a sua própria descrição, é possível encontrar em  detalhes como criar apresentações memoráveis, conquistar a plateia, fixar a marca, desenvolver uma apresentação e levá-la com grande eficiência até o final.  Logo, é um manual valioso para quem deseja obter sucesso

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis! 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados ao mercado. 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete