Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-ser-efetivado-no-estagio-5-dicas-para-ser-contratado

Como ser efetivado no estágio? 5 dicas para ser contratado 

Notícia | 22/01/2024

Larissa Almeida

O mercado de trabalho ainda continua como um campo de grande competitividade. Mesmo assim, os iniciantes buscam uma alternativa para ganhar habilidades práticas em sua profissão de desejo. Dessa forma, a conquista de um cargo de estágio torna-se uma ação promissora aos ingressantes do meio corporativo. Contudo, o contrato tem o tempo limitado, por isso os participantes buscam a efetivação durante a sua trajetória. Então veja, nesta matéria, como conquistar a possibilidade dentro das organizações. 

Entenda quem pode ser estagiário

Diferente de outras oportunidades laborais, os candidatos dessa posição, segundo a lei n° 11.788/2008, devem ser estudantes. Ou seja, o indivíduo interessado precisa, obrigatoriamente, ter uma matrícula regular em uma instituição de ensino, no nível médio, técnico, superior ou da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos - EJA. 

Outra determinação legal diz respeito a idade do contratado, pois esse deve ter a partir de 16 anos. Contudo, não existe uma faixa etária máxima de participação. Portanto, essa medida o torna viável a qualquer instante da vida, principalmente para quem busca uma transição de carreira, realiza uma pós-graduação ou demais especializações. 

Quanto tempo dura o contrato de estágio?

O acordo entre as partes também é distinto de um regime CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. A admissão desse público, segundo estabelece a própria norma, tem um período de duração de no máximo dois anos. Isso porque o objetivo é promover o aprendizado e crescimento do talento. Logo, é uma medida definida para estimular o avanço do aspirante. 

Nesse contexto, Camila Garcia, Gerente de Relacionamento com Instituições de Ensino do Nube - Estagiários e Aprendizes explica a essencialidade dessa vaga. “Por meio do estágio é possível conquistar a tão sonhada experiência para colocar no currículo  e com isso angariar uma carreira de sucesso. Ele auxilia na formação de novos profissionais, insere  e os qualifica”, argumenta. 

A estudante de Comunicação Social - Jornalismo, Larissa Cristina Mayumi Ogata, também tem essa percepção. “Participar desse ofício tem acrescentado muito na construção da minha carreira. De fato, o dia a dia na empresa me possibilita praticar as matérias vistas em sala de aula. Logo, a vivência na atmosfera corporativa, para expandir a participação no mercado, já faz parte do meu perfil. Assim, fico cada vez mais segura de encarar novos desafios nesse âmbito”, relata. 

O que é a efetivação no estágio e como conquistá-la? 

Para quem entra em uma companhia por meio do estágio, a palavra efetivação deixa de ser desconhecida e, na maioria das vezes, torna-se um objetivo. Em suma, ela é a política de observar a trajetória do talento e oferecer, antes do encerramento do contrato, a chance de fazer parte do time de efetivos, ou seja, colocá-lo em uma posição de analista, por exemplo. “Alcançar essa possibilidade seria muito gratificante, pois é um incentivo claro a evolução da minha vida profissional”, revela a aluna. 

Não apenas a Larissa, mas esse é o desejo de muitos discentes envolvidos nessa função. De acordo com o dados da Abres - Associação Brasileira de Estágios, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no Brasil. Então veja cinco atitudes para investir diariamente e alcançar esse espaço na corporação: 

Infográfico colorido com 5 tópicos

Seja proativo: isso não significa pegar todas as atribuições para si e ficar sobrecarregado. Ao contrário, após realizar as suas obrigações, olhe as necessidades ao redor e entenda em quais você consegue auxiliar. Também, trata-se de você se dispor para fazer as ações, não apenas esperar a designação por parte da gestão. 

Mantenha a organização com as suas tarefas: cumpra corretamente os prazos, horários e evite a procrastinação. Assim, as tarefas não se acumulam, evitando situações de estresse, atrasos e a cobrança. 

Demonstre interesse e vontade de aprender: não tenha medo de tirar as suas dúvidas, pedir opiniões e trocar experiências com o intuito de aprimorar as suas entregas. 

Aprimore o seu currículo: busque a realização de cursos extracurriculares, conhecimento em outros idiomas e demais formações para acrescentar em sua experiência. 

Fique atento aos feedbacks: dê atenção às conversas e apontamentos feitos pelos seus supervisores. Não apenas escute, mas busque estratégias para melhorar e acatar as orientações.  

Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Para encontrar a sua posição de sucesso, conte com o Nube e fique atento às nossas dicas! Acreditamos no seu potencial.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete